Cidadão

Escola recebe projeto “Um dedo de prosa nas escolas”

O projeto promove um encontro entre escritores e alunos para dialogar sobre literatura; quem participa desta vez é o escritor Domingos Pellegrini

O projeto de extensão do Festival Literário de Londrina (Londrix 2012), “Um dedo de prosa nas escolas”, será realizado amanhã (30), às 10h, na Escola Estadual João Sampaio, localizada na rua Flamengo, 162, vila Yara. Na ocasião, os alunos vão receber a visita do escritor londrinense Domingos Pellegrini, que será levado por meio da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Domingos Pellegrini é romancista, contista, cronista, poeta, jornalista e publicitário. As obras do escritor são destinadas ao público infanto-juvenil. Entre as obras, há “O Homem Vermelho”, “Gaiola Aberta”, e “A árvore que Dava Dinheiro”, livro que teve mais de três milhões de exemplares publicados, dois milhões deles destinados para o Plano Nacional de Bibliotecas, do Ministério da Educação.

O escritor que vai participar desta vez do “Um dedo de prosa nas escolas”, foi detentor do Prêmio Jabuti por duas vezes. Em 1977 recebeu o prêmio pelo livro “O Homem Vermelho” e em 2011 pelo romance “O Caso da Chácara Chão”.

Para Domingos Pellegrini o projeto é um estímulo a mais para os adolescentes. “Participar do Um Dedo de Prosa é, como o próprio nome do programa indica, dar uma ajudinha no trabalho diário dos professores, falando de modo a estimular os jovens para a leitura, mostrando que ela deve ser um prazer e não um dever”, avaliou.

O trabalho de extensão do Londrix, “Um dedo de prosa” promove nas escolas um encontro entre escritores e alunos para dialogar sobre literatura, visando aproximar autores e leitores. Além disso, busca fortalecer o meio cultural de Londrina e região, formando um público mais participativo, desenvolvendo condições para que estudantes conheçam os processos que envolvem a literatura.

O “Um dedo de prosa nas escolas” tem como público alvo estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio. O projeto já foi realizado em outros locais da rede de ensino como o Colégio Estadual Hugo Simas, Vicente Rijo, Machado de Assis, entre outros. Já participaram da iniciativa os escritores Marco Fabiani, Ernesto de Oliveira Ferreira, José Pedrialli, Maurício Arruda Mendonça e Edra Moraes.

O projeto, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), segue até dezembro, com projetos de extensão do Londrix 2012, como o “Assalto Literário”, “Encantamentos Poéticos” e “Sarau: prosa, poesia e outras delícias”.


 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos