Destaques

Força-Tarefa contra a Dengue retira 342 caminhões de entulho

Mais de 2.300 metros cúbicos de entulhos foram retirados em 10 dias de operação; trabalhos em conjunto continuam esta semana na região leste

Força-Tarefa contra a Dengue retira 342 caminhões de entulho

Força-Tarefa contra a Dengue retira 342 caminhões de entulhoA Prefeitura de Londrina, através da “Força-Tarefa contra a Dengue”, retirou 342 caminhões de entulho da região do Córrego das Pedras, zona leste da cidade. A quantidade representa 2.302 metros cúbicos de material descartado irregularmente. A operação teve início há 10 dias e continua sendo realizada durante esta semana.

Cada caminhão tem capacidade para carregar seis metros cúbicos de entulho. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está utilizando 13 deles, 14 pás carregadeiras, uma motoniveladora e uma retroescavadeira. De acordo com o diretor de Operações da CMTU, Décio Rossetto Zulian, aproximadamente 35 caminhões são retirados por dia da região.

“Os trabalhos de limpeza continuarão durante esta semana, porque ainda há locais que precisam de atenção. Hoje, avaliaremos a situação da terra e veremos se há possibilidade de trafegar com os caminhões. Como choveu ontem, talvez isso não seja possível, mas pretendemos recomeçar os trabalhos o mais breve possível”, explicou o diretor de Operações.

A operação tem como objetivo combater a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt. Para isso, a Prefeitura está retirando entulho e lixo acumulados indevidamente em terrenos do jardim Monte Cristo, jardim Santa Inês, jardim Meton, Marabá e Morro dos Carrapatos.

Força-Tarefa contra a Dengue retira 342 caminhões de entulhoAlém dos trabalhos de limpeza, a CMTU está visitando as residências com acúmulo irregular de materiais. Os fiscais já orientaram verbalmente 50 famílias e outras 33 receberam notificação conforme o Código de Posturas do Município, que determina que o cidadão deve manter seu quintal limpo.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o índice do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) dessa área de abrangência foi de 0,93%. Porém, o valor correspondente a toda região leste foi o mais alto da cidade, 1,6%. “Analisando esses dados, podemos perceber que a área de abrangência do Morro dos Carrapatos teve um índice mais baixo, porque estamos exterminando os focos do mosquito com a Força-Tarefa. Mas, é preciso ficar atento, porque a região leste é bastante preocupante e os moradores precisam colaborar para que não haja acúmulo de entulho novamente”, disse o coordenador de Endemias, Elson Belisário.

Durante a semana passada, os agentes municipais de endemias fiscalizaram 3.037 imóveis, destruíram 84 focos do Aedes aegypti, passaram inseticida em 25 pontos estratégicos, que são locais com grande quantidade de criadouros do mosquito, e dispersaram fumacê com bombas costais motorizadas em 32 quarteirões da região. Já os educadores nos bairros visitaram as Escolas Municipais José Garcia Villar, Professor Carlos Zewe Coimbra, Anita Garibaldi e Maria Cândida Peixoto Salles e os colégios estaduais Ana Molina Garcia e Célia Moraes de Oliveira, além de igrejas, restaurantes, bares, supermercados e conversaram com lideranças comunitárias.

Segundo o secretário de Saúde, Edson Antonio de Souza, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 67 agentes municipais de endemias, sendo 13 educadores nos bairros, 10 para operação inseticida e 44 para visitação nos domicílios. Os trabalhos dos agentes continuarão durante esta semana com visitas de rotina. Todas as secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta como a CMTU e a Companhia de Habitação (Cohab) estão envolvidos na força-tarefa.

Foto: ilustrativa

 

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos