Cidadão

Conselho da Criança e do Adolescente realiza últimas pré-conferências para comunidade

Serão três encontros nesta semana; abertos para a comunidade, não é preciso se inscrever antecipadamente

Durante essa semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vai realizar três encontros preparatórios para a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Eles serão os últimos abertos à comunidade, visto que no dia 24 de outubro, a pré-conferência será específica para os trabalhadores que atuam diretamente com os menores de 18 anos.

Na quarta-feira (19), às 8h30, foram convidados os alunos do Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, que fica na Terra indígena do Apucaraninha. No mesmo dia (19), a partir das 9h30, os estudantes do distrito de Lerroville poderão participar da pré-conferência e dar sua opinião e ideias novas para o CMDCA, na sede da Guarda Mirim, que fica na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, no bairro Aeroporto.

Crianças participando da pré-conferência do CMDCA. Foto: CMDCA

Na quinta-feira (20), às 8h30, será a vez das crianças e jovens da região norte B e do Distrito da Warta participarem da pré-conferência no Centro Esperança Por Amor Social (Cepas), localizado na Rua Miguel Pérez, 6, no Conjunto Aquilles Sthengel. Todos os encontros preparatórios são abertos ao público e não é necessário se inscrever antecipadamente.

O objetivo dos encontros preparatórios é debater os direitos das crianças e dos adolescentes do Município de Londrina e eleger os delegados que representarão as diferentes regiões da cidade durante a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Por isso, cada região elegerá 25 delegados, somando 300 representantes que deverão participar da conferência e votar as propostas referentes à saúde, educação, segurança, cultura e outras específicas para os menores de 18 anos.

O convite para que as crianças e adolescentes participem vem no intuito de ampliar e consolidar a participação deles nos espaços de discussão de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, de maneira que haja cada vez mais participação da sociedade na execução, gestão e controle social das políticas públicas. “Estamos tendo bastante participação dos jovens e adolescentes nas pré-conferências, o que está sendo excelente. Os debates estão sendo muito bons, porque eles estão mandando as discussões dentro dos cinco eixos propostos para essa conferência, que acontecerá em novembro. Então, estamos muito contentes com os resultados até agora”, contou a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida.

Outros encontros – A última pré-conferência será na próxima segunda-feira (24), às 8h, no auditório da Unicesumar, específica para os trabalhadores para área da infância. Além desses encontros mencionados, o CMDCA já realizou pré-conferências para os jovens da região, oeste, da norte A, sul A, leste, sul B, centro, no Assentamento Eli Vive (rural); nos Distritos de Maravilha, São Luiz, Guaravera, Warta, Paiquerê, Irerê, Guairacá e Selva e nos Patrimônios Regina e Espírito Santo. Em média, cerca de 80 a 100 pessoas têm participado dos encontros preparatórios. 

Sobre a conferência – Nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 18h, acontecerá a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina, localizada na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, no bairro Aeroporto.

O tema central deste ano será “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Entre os eixos de debates estão a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da Covid-19; a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos; a participação da sociedade e a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas a este público durante e após a pandemia.

O edital de chamamento para a Conferência está publicado no Jornal Oficial do Município nº 4734, disponível aqui. A última conferência foi realizada em 2018. Nos anos seguintes, não aconteceram encontros devido à pandemia do Coronavírus, que impossibilitou eventos com aglomeração.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos