Londrina Mais 2022 terá exposição de projetos das unidades escolares
Ao todo, serão 125 estandes, incluindo parceiros e a Secretaria Municipal de Educação, organizadora do evento; abertura será quinta-feira (20), às 8h30

Começa nesta quinta-feira (20) mais uma edição do Londrina Mais. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), pretende receber cerca de 15 mil pessoas, de todas as idades, ao longo de três dias. Em todo o período, o público que comparecer no Parque de Exposições Ney Braga poderá conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino e pelas entidades parceiras, com exposições em 125 estandes. Também serão realizadas palestras, mostra de hortas escolares, contação de histórias, práticas de esportes de aventuras e várias outras atividades interativas.

A abertura oficial do Londrina Mais será às 8h30 de quinta-feira (20), com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, entre outras autoridades. Os fantoches do Programa VIDA, Vidinha e sua Turma, farão um talk show com a secretária de Educação, para contar aos presentes sobre o Londrina Mais e dar mais detalhes sobre essa edição. E a Trupe Profissional fará ainda uma breve apresentação da peça “Quebra Gelo”.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o Londrina Mais é uma festa de professores, feita por professores e alunos da rede municipal, para compartilhar tudo o que é feito nas unidades escolares. “Esse ano, o tema é ‘Londrina Mais Gente’, pois vamos levar ao Parque Ney Braga tudo o que temos feito para nos cuidar nesse período de retorno pós-pandemia. Temos focado muito na saúde mental e no cuidado ao próximo, então teremos uma exposição muito sensível aos sentimentos dos nossos alunos e de toda nossa rede. Estamos muito animados e queremos olhar para as exposições com muito afeto e muita esperança”, detalhou.
Na quinta-feira (20), às 10h, o professor e consultor Renan Laffranchi iniciará a palestra “Comunicação Assertiva na Gestão Escolar”. Uma das coordenadoras do Londrina Mais, Andreia Militão, avisou que, mesmo com o aumento no número de vagas, várias das palestras já estão com as vagas esgotadas. “As palestras da Fafá Conta, Nino Paixão, Katia Smole e Maicon Douglas são algumas das que já preencheram todas as vagas”, comentou.

Dentre os 125 estantes montados no Londrina Mais, vários terão as escolas municipais, os Centros de Educação Infantil municipais e conveniados expondo seus projetos. O intuito é mostrar para a comunidade externa o trabalho desenvolvido nas unidades escolares, dando visibilidade e reconhecimento a essas ações. “As unidades escolares vão participar do Londrina Mais com a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula e algumas trazendo alunos para participarem do evento. Com isso, as crianças vão poder apreciar os trabalhos de outras escolas e participar das atividades interativas”, afirmou Militão.
As atividades interativas do Londrina Mais incluem contação de histórias, com o Projeto Palavras Andantes, que nos dias 20 e 21 de outubro trará, dentre outras, as Memórias da Baobá, O Macaco e a Velha, e A Fruta Amarela. Nesses dias, também haverá apresentações circenses com alunos do projeto de circo, sendo que, sábado (22), terá o Festival de Circo, com exibição de 12 números circenses que os educadores vêm praticando nas escolas.
Para quem curte ou quer aprender mais sobre ciências exatas, o stand interativo de Ciências, Matemática e Tecnologia estará aberto no decorrer do evento, com várias atrações. Dentre elas, cabine de holograma, Museu de Ciência e Tecnologia e viagem pelo corpo humano. Quem visitá-lo vai aprender sobre insetos, abelhas, escorpiões e o Aedes aegypti; experimentar um aplicativo de Realidade Aumentada, os jogos manipuláveis e digitais envolvendo Matemática e conferir a II Mostra de Hortas Escolares. Outra atração especial nos três dias do Londrina Mais são as Práticas Corporais de Aventura. Os fãs de esportes radicais poderão aproveitar as estações de circuito de Parkour, Slackline e Parede de Escalada.
Quase 300 alunos de 25 escolas municipais vão competir no Festival de Xadrez, que será realizado no sábado (22). Neste dia, também haverá o exame de promoção de faixa para cerca de 300 alunos que participam do projeto de judô, ofertado pela rede municipal com participação de mestres faixas pretas da Associação Londrinense de Judô.

Ainda no sábado (22), o Festival de Dança vai reunir, aproximadamente, 160 estudantes das escolas municipais Roberto Alves de Lima Jr., Ruth Ferreira de Souza, Nara Manella, Claudia Rizzi, Padre Anchieta, e Roberto Pereira Panico. Na primeira parte desse Festival, serão apresentadas seis coreografias e, após um intervalo de 60 minutos, outras seis performances na segunda parte.
Dentre os parceiros do Londrina Mais, estarão o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz); a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL); Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv-LD); e o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-Fundeb).
Os estandes parceiros também terão a presença do projeto Arte Por Toda Parte, Sebo Maringá, Irina Petrova – Musicalização, Aromaterapia, as faculdades Positivo, Unopar, São Luiz e Unicesumar, mais a TV C2 04. Quem quiser conferir a programação do evento, pode acessar o site oficial https://londrinamaisvirtual.com. Lá é possível obter o mapa do evento, horário e link de inscrição para as palestras, e outros detalhes do Londrina Mais 2022.