Defesa Civil municipal contabilizou 14 ocorrências em decorrência da chuva
Órgão reforça os canais de contato para recebimento das informações, sendo a Central de Emergência 199 e o aplicativo 153 Cidadão; o serviço funciona 24h

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), contabilizou até às 11h20, desta terça-feira (18), 14 ocorrências devido às chuvas das últimas horas. Em Londrina, foram registradas oito quedas de árvores, dois deslizamentos, dois danos em estruturas, um alagamento e uma inundação.

De acordo com secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, o foco principal das ações da Defesa Civil é preservar a vida das pessoas. “Desde o começo da noite de ontem quando nós começamos a receber as primeiras informações, visando preservar a vida das pessoas, que é a nossa maior preocupação, a gente acionou a Defesa Civil, Guarda Municipal, CMTU, Sema e a Secretaria de Obras para essa força-tarefa. A partir do momento que as ocorrências foram chegando através da nossas centrais de emergência 199 e 153”, informou.
O secretário informou, também, que a Prefeitura conta com abrigos para casos emergenciais. “É importante ressaltar que nossas equipes foram em uma residência atingida, fizeram o resgate das pessoas e colocaram à disposição os abrigos que a gente tem para situações como essa, mas naquele caso as pessoas preferiram ir para casa de parentes devido ao processo natural de acolhimento familiar. Reiteramos que temos os abrigos à disposição de quem necessitar”, disse.

Ainda segundo Ramos, fenômenos meteorológicos como esse são comuns nessa época do ano, e o grande volume de precipitação ocorrida em um curto período de tempo pode inclusive sobrecarregar as galerias pluviais. “Nós tivemos dois locais onde houve rompimento da estrutura das galerias pluviais, que já estão sendo reparadas pela Secretaria de Obras. É preciso ressaltar que a população não deve deixar materiais e resíduos de construção como areia e terra nas calçadas, pois isso acaba indo para as galerias e acaba contribuindo para os alagamentos”, salientou.

Desde as primeiras horas do dia, equipes da Secretaria de Obras e Pavimentação trabalharam na limpeza e recuperação do pavimento no encontro das avenidas Castelo Branco com Aniceto Espiga; e na remoção de barro na rua Noitibó com avenida Dez de Dezembro. Equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estiveram na parte da manhã na limpeza e lavagem das ruas Rudolph Diesel e Samuel Morse, no jardim Tokio, região oeste. Os trabalhos de remoção dos estragos causados pela chuva continuam agora a tarde.
Dados meteorológicos
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) foram registrados ventos com velocidade de 26,6km/h, com rajadas de 48,6km/h. O índice de precipitação está acumulado em 46,6mm.
A Prefeitura de Londrina, por meio da Defesa Civil Municipal prossegue monitorando as ocorrências e pede para a população comunicar a Central de Emergência 199 em caso de necessidade, para que seja prestado atendimento da melhor maneira e mais rápida possível. O órgão reforça, ainda, a disponibilidade do aplicativo 153 cidadão – disponível para qualquer celular – para o recebimento de pontos de alagamento, árvores caídas, destelhamentos, entre outras solicitações.