CMDCA realiza pré-conferência da região Norte B nesta quinta-feira (20)
Devido às chuvas, este próximo encontro será na Capela São Francisco de Assis e não mais no Cepas, como estava previsto; pré-conferência de Lerroville também mudou para o dia 25 de outubro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informou que, alterando o cronograma inicial, realizará a pré-conferência dos direitos da criança e do adolescente da região Norte B nesta quinta-feira (20), às 8h30, na Capela São Francisco de Assis. O espaço fica localizado na rua Delfina Barroni, 56-114, no João Paz, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
Inicialmente, o encontro estava previsto para ocorrer no Centro Esperança Por Amor Social (Cepas), localizado no Conjunto Aquilles Sthengel. Porém, devido à chuva e ao mau tempo nos últimos dias, os conselheiros optaram por trocar o local. Outra alteração acordada entre os conselheiros foi a data da pré-conferência para os alunos do Distrito de Lerroville. Antes, ela estava prevista para ser realizada nesta quarta-feira (19), mas foi transferida para a próxima terça-feira (25), às 9h30, no distrito.
Ao todo, o CMDCA vai realizar 14 encontros preparatórios até a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que irá ocorrer nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 18h, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina, localizada na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, no bairro Aeroporto.

A intenção é levantar as demandas dos menores de 18 anos para serem debatidas durante o encontro municipal, que este ano tem como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Segundo a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, os debates preparatórios têm sido muito produtivos e cerca de 80 pessoas têm contribuído. “A participação dos jovens e adolescentes nas pré-conferências têm sido grande, tornando os debates muito bons, porque eles levantam questões que estão dentro dos cinco eixos propostos para essa conferência, que será em novembro. Estamos muito contentes com os resultados até agora”, disse.
Entre os eixos de debates estão a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da Covid-19; a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos; a participação da sociedade e a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas a este público durante e após a pandemia.
Os interessados em obter mais informações sobre a conferência podem conferir o Jornal Oficial do Município nº 4734, disponível aqui. A última conferência foi realizada em 2018. Nos anos seguintes, não houve encontros devido à pandemia do Coronavírus, que impossibilitou eventos com aglomeração.