Destaques

Sema faz plantio de 100 árvores nativas na zona norte de Londrina

Ação, que teve a participação de duas empresas, ocorreu na última semana e resultou em novas espécies nas regiões do Lago Norte e Avenida Angelina Ricci Vezozzo

 A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), realizou o plantio de 100 novas mudas de árvores em dois pontos da zona norte de Londrina. As ações tiveram a participação de funcionários das empresas Atlas Schindler, no dia 6 de outubro, e Real 94, no dia 10. A Sema foi responsável pela seleção das mudas, sendo todas nativas da Mata Atlântica, dentre elas o angico, ipê branco e amarelo, pau-ferro, aroeira pimenteira, algodoeiro e açoita cavalo.  

As escolhas foram pensadas para preservar o ecossistema, pois essas espécies fazem parte da fauna regional. Também ajudam a manter o ar mais puro e criam sombras em áreas de convívio, além de aumentar a quantidade de espécies nessa área.  

Foto: SEMA

A servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Paula Martinez, acompanhou a equipe que realizou a última ação de plantio. Na ocasião, participaram 18 funcionários da Rede 94 e houve o plantio de 50 mudas na região do Lago Norte. “É importante para nós saber que a empresa se importa com o meio ambiente, é o terceiro ano seguido que eles movimentam os funcionários para estarem presentes, inicialmente seria no dia da árvore, mas tiveram que passar para outra data”, explicou Martinez.  

Com a participação de funcionários da Atlas Schindler, foram plantadas 30 mudas na Avenida Angelina Ricci Vezozzo. Depois, a equipe retornou para plantar mais 20 mudas. No total, a ação envolveu 15 funcionários.  

O plantio teve supervisão da Daniela da Costa, também servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, que destacou a importância de outras empresas fazerem esse tipo de ação. “A Atlas é uma multinacional bem relevante, e o fato de eles terem participado do plantio de árvores próximo à sua sede pode incentivar outras empresas a terem essa mesma iniciativa”, contou. 

Foto: SEMA

Quer plantar uma árvore na frente da sua casa? 

A Sema, por meio da Diretoria de Áreas Verdes, notifica que cada morador deve ter uma árvore plantada na frente de sua casa. Para isso, é necessário se atentar a algumas normas:  

– Distância de 5 metros do poste de luz ou rede elétrica;
– Distância da esquina: com semáforo – oito metros, sem semáforo – seis metros;
– Distância de um metro da guia rebaixada;
– Distância entre os indivíduos arbóreos: árvores de pequeno porte – cinco metros, árvores de médio porte – sete metros, árvores de grande porte – dez metros. 

As árvores são separadas de acordo com seu porte, pequeno (até cinco metros), médio (até sete metros) e grande (até dez metros). Para fazer o plantio, é preciso levar em consideração o contexto da rua. Como no caso, por exemplo, de calçadas menores que três metros e com fiações baixas, em que se deve ser escolher uma espécie de pequeno porte. 

A Sema também oferece mudas para o plantio. É possível solicitar pelos telefones (43) 3372-4762, 3372-4763, ou vindo pessoalmente na sede da Sema, localizada na Rua da Natureza 155. Outra opção é enviar a solicitação ao e-mail da Diretoria de Áreas Verdes, endereço areas.verdes@londrina.pr.gov.br . 

Confira as restrições 

Nas calçadas e canteiros do passeio público, não é permitido o plantio árvores frutíferas, nem espécies com espinhos ou acúleos (paineira, pau-brasil) e Ficus. Palmeiras só são permitidas em canteiros centrais sem fiação, mediante autorização emitida pela Sema. 

Também não são recomendadas árvores de porte muito grande, como Tipuana, Flamboyant, Sibipiruna e similares. Estas árvores devem ser plantadas apenas em praças, fundos de vale ou em locais autorizados pela Sema.  

 Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos