CEO de Londrina completa 18 anos de atividade com novos equipamentos
Inaugurado em outubro de 2004, o Centro de Especialidades Odontológicas realiza, em média, 8 mil procedimentos e atende 3 mil pacientes por ano

Uma importante unidade da rede municipal de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Laudíseo Brinholli (Av. Duque de Caxias, 3.870), está completando 18 anos neste mês. Inaugurado em 8 de outubro de 2004, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o espaço foi o primeiro CEO a iniciar suas atividades no Brasil, tornando-se uma referência nacional no atendimento especializado de odontologia.

Consistindo em uma extensão do programa de saúde bucal, os CEOs são unidades de referência para as equipes de saúde bucal da atenção primária. De acordo com a coordenadora de Estratégia de Saúde Bucal da SMS, Eliane Azeredo, os procedimentos básicos de odontologia, que correspondem a 80% das demandas, são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), enquanto os serviços oferecidos pelo CEO são de maior complexidade.
“Antes da construção do CEO, era muito mais difícil fazer o encaminhamento dessas demandas. Hoje, as solicitações de atendimento especializado são enviadas pelos dentistas das UBSs – que realizam o atendimento básico – para o setor de regulação. Em seguida, é feita a análise dessas situações, classificando-as de acordo com o seu grau de prioridade, e os profissionais da regulação realizam o agendamento dos pacientes para atendimento no CEO, informando as datas e horários às UBSs”, explicou Azeredo.

Ainda segundo Azeredo, o Centro de Especialidades Odontológicas realiza, em média, 8 mil procedimentos por ano – incluindo implantação de próteses dentárias, endodontia, cirurgia odontológica, radiologia e periodontia, entre diversos outros – e atende cerca de 3 mil pacientes anualmente. “Os CEOs são estruturas presentes nos grandes municípios brasileiros e, além da unidade mantida pela Prefeitura, Londrina conta com outro CEO, que pertence à 17ª Regional de Saúde e fica no campus da UEL. Porém, o CEO da 17ª Regional também atende pacientes de outras cidades, enquanto o da Secretaria Municipal de Saúde é voltado exclusivamente para as pessoas que moram em Londrina”, salientou.
Melhorias – Durante a pandemia de Covid-19, o CEO esteve fechado por vários meses, tendo sido reaberto em fevereiro de 2022. Nesse período, a Prefeitura executou diversas melhorias na unidade, incluindo a pintura geral, adequações na parte elétrica e hidráulica, instalação de novos pontos de internet e de câmeras de vigilância.

Além disso, todos os equipamentos odontológicos foram trocados e, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos pacientes, prevenindo a transmissão de doenças respiratórias, cinco das dez cadeiras odontológicas do espaço foram acondicionadas em boxes separados novos, que contam com janelas e ar-condicionado.
Equipe – Atualmente, a equipe do Centro de Especialidades Odontológicas é composta por nove cirurgiões-dentistas, atuando na coordenação da unidade e nas especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia buco-maxilo facial, atendimento a pacientes com necessidades especiais e prótese dentária. O CEO também conta com dois técnicos em Saúde Bucal e 10 auxiliares de Saúde Bucal. Os profissionais da equipe trabalham conforme um esquema de revezamento, atendendo tanto de manhã quanto à tarde.
Em média, a unidade realiza, mensalmente, 160 procedimentos básicos em pacientes especiais, 264 procedimentos relativos a canais e cerca de 30 canais, 300 cirurgias – das quais aproximadamente 100 são exodontias de dentes inclusos – e 100 procedimentos de periodontia.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de Estratégia de Saúde Bucal da SMS, Eliane Azeredo, pelo telefone (43) 3372-9811.