Cidadão

Letramento Digital recebe inscrições para capacitação de multiplicadores

Até o dia 1º de novembro, os interessados precisam se inscrever gratuitamente no site do programa; as aulas devem começar no dia 12 de novembro

Estão abertas as inscrições para a segunda turma de multiplicadores do Projeto de Letramento Digital. Ao todo, foram disponibilizadas 106 vagas para os interessados em participar da capacitação em Educação 4.0 e Indústria 4.0, que ensinará competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual, como em tecnologia. Os interessados precisam se inscrever gratuitamente no site do programa (https://letramentodigital.org.br/) até o dia 1º de novembro. O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 4 de novembro, pelo mesmo site, e as aulas começarão na semana seguinte, no dia 12 de novembro.

O objetivo é formar jovens interessados em carreiras científicas e tecnológicas, para que eles consigam resolver problemas do mundo real e desenvolvam habilidades digitais. Por isso, o público-alvo são os estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior, professores da rede pública e profissionais de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), que residem, estudam ou trabalham em Londrina. A expectativa é que os participantes consigam absorver o máximo de informações possíveis, para posteriormente repassá-las aos alunos da rede municipal de ensino, em especial, para os estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental I.

Para capacitar os integrantes da segunda turma, os profissionais da Facti – empresa especializada em Serviços 4.0, especialmente de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas, Saúde e Segurança da Informação – ministrarão 98 horas de aulas nos Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP). Depois dessa etapa, uma nova será feita somando mais 75 horas, nas áreas de educação ou da indústria. Essa segunda formação acontecerá a partir de janeiro de 2023. Quem for professor, o multiplicador será direcionado para a Educação 4.0. Já os alunos de ensino médio, técnico ou superior e profissionais de TIC vão para as aulas do módulo Indústria 4.0. Ao todo, 120 pessoas devem ser capacitadas somando a primeira e a segunda turmas.

O projeto é iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), numa parceria inédita com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Facti, que é uma Instituição Científica e Tecnológica, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos