Dia D do Outubro Rosa faz exames preventivos gratuitos e agendamentos no sábado (22)
Serão realizados exames de colo de útero e agendamentos de mamografias, ultrassonografias e outros; atendimentos será das 8h às 14h em 23 unidades básicas

Com foco na prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, buscando conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o 2º Dia D da Campanha Outubro Rosa neste sábado (22). Das 8h às 14h, um total de 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana de Londrina, abrangendo todas as regiões, estará de portas abertas exclusivamente para atendimentos dessa natureza. Serão ofertados gratuitamente o exame ginecológico preventivo ao câncer de colo de útero – o Papanicolau – e agendamentos de mamografias, ultrassonografia endovaginal, ultrassonografia das mamas e ultrassom ginecológico.
Para essa segunda edição do Dia D, estão sendo disponibilizadas 2 mil vagas, ao todo, entre as unidades participantes. Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio, sendo que o público pode ligar diretamente para a UBS mais próxima de sua residência ou trabalho, ou ir até a unidade para solicitar o agendamento.
A prestação dos serviços ocorre com horários já fixados para cada uma das modalidades de atendimento disponíveis nesse dia, visando proporcionar o melhor suporte às usuárias. Enfermeiras e auxiliares de enfermagem conduzirão os trabalhos, voltados para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para o exame de colo de útero, e 50 a 69 anos para solicitação de mamografia.
O objetivo principal dessa mobilização especial, ampliando os atendimentos que já são prestados regularmente na saúde básica municipal, é estimular a procura pelos serviços e a detecção precoce, permitindo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Uma vez diagnosticadas na fase inicial, tais doenças possuem 100% de chances de cura.

A coordenadora de Saúde da Mulher, na Atenção Primária da SMS, Priscila Colmiran reforçou a importância de as mulheres aproveitarem essa oportunidade de se cuidar, manter ou atualizar a rotina de seus exames. “Nós convidamos todas as londrinenses a buscarem os atendimentos para saber como está sua saúde quanto ao câncer de colo de útero e de mama. É uma boa oportunidade para quem não consegue ir nas unidades durante os outros dias da semana. Quem por algum motivo não conseguir comparecer amanhã no local agendado, pode procurar a UBS a qualquer momento do ano, já que essas agendas são ofertadas permanentemente”, salientou.
Colmiran acrescentou que as solicitações dos exames são feitas conforme a avaliação de cada paciente. “Durante o atendimento da mulher é feita toda uma avaliação, que contempla exame físico, histórico da paciente, queixas. Dessa maneira, a partir da avaliação realizada na UBS serão solicitados os exames de acordo com a necessidade”, detalhou.
No sábado da semana passada, 15 de outubro, o 1º Dia D registrou mais de 1.800 atendimentos, em 19 UBSs – diferentes das 23 que abrirão agora neste sábado (22). Foram realizados, ao todo, 973 exames ginecológicos preventivos ao câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau. Também foram agendadas 551 mamografias, 193 ultrassonografias endovaginal, 147 ultrassonografias das mamas e 20 exames de ultrassom ginecológico.
Serviços de rotina – As demais pacientes, fora das faixas etárias do público-alvo dos chamados Dias D, ou aqueles que apresentem outras queixas, serão avaliadas, como já feito de rotina pelas UBSs, tanto na área urbana como rural. A partir disso, seus agendamentos serão feitos nas agendas de rotina. Nesses casos, o exame de mamografia poderá ser antecipado para pessoas a partir de 40 anos ou 35 anos, quando houver histórico familiar de câncer de mama ou ovário, bem como sinais de alteração ao exame físico.
A coleta do preventivo de colo uterino é feita na própria UBS, e para a mamografia os pedidos são direcionados às unidades, que, depois, fazem o agendamento do exame nas clínicas de referência do Município. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ações do Outubro Rosa – Durante o mês de outubro, as UBSs de Londrina vêm realizando uma série de ações especialmente voltadas à temática da Campanha Outubro Rosa. Também participam outras companhias, autarquias e instituições públicas e privadas. O cronograma é diversificado e traz atividades em empresas nos territórios das unidades, em grupos de atividade física, fisioterapia, orientações em sala de espera sobre o autocuidado e autoexame das mamas, campanhas solidárias, oficinas, palestras, feiras e ações comunitárias.
Além disso, os principais monumentos de Londrina receberam iluminação especial para seguir o Outubro Rosa e chamar a atenção da população e visitantes. O serviço foi feito pela Londrina Iluminação em locais como o viaduto da avenida Dez de Dezembro, o Monumento “O Passageiro”, a Biblioteca Pública Municipal, o Monumento Bíblico e a Barragem do Lago Igapó, entre outros.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo, sendo que cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, o que representa quase 25% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Trata-se do câncer que mais mata mulheres no Brasil.
Confira as UBSs abertas para o Dia D neste sábado (22)