Londrina Mais encerra neste sábado (22) com atividades culturais e educativas
Evento gratuito e aberto ao público traz feiras, exposição de trabalhos pedagógicos, festival de dança, circo e xadrez, e cerimônia de judô; atividades são no Parque Ney Braga

O Londrina Mais, maior evento da educação do sul do Brasil, oferece das 9h às 13h de sábado (22) diversas atividades culturais, de lazer e educativas para toda a população. O evento é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e foi inaugurado quinta-feira (20). Essa edição do Londrina Mais tem o tema “Gente”, e está sediada no Parque de Exposições Governador Ney Braga, localizado na Avenida Tiradentes, 6275, Cilo II. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

As atividades deste sábado (22) incluem Feira de Empreendedorismo, realizada a partir de parceria da SME com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), festivais de dança, de circo e de xadrez, e cerimônia de exame de faixa dos alunos do projeto de judô. Há também um espaço para prática de esportes de aventura, com circuito de parkour, slackline e parede de escalada, um estande interativo de ciências, matemática e tecnologia, e oficina de grafismos indígenas com estudantes Kaingangs e Guaranis da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Conselho Municipal de Igualdade Racial (CMPIR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UEL.

Segundo a integrante da equipe de Projetos Pedagógicos e Eventos da SME, Andrea Militão, em torno de 7 mil pessoas compareceram no primeiro dia do evento. “A entrada é franca, então não temos um número exato de quantas pessoas estão vindo. Mas acreditamos que na sexta (21) tenham vindo ainda mais, pois foi um dia repleto de palestras, e muitos professores da rede municipal de educação compareceram”, contou. A expectativa de público para sábado é de, pelo menos, 4 mil pessoas.
Militão afirmou que o evento está superando as expectativas. “Muitos dos palestrantes vêm de fora, e estamos gratos, pois eles estão demonstrando muito carinho pelo Londrina Mais. Estão interagindo muito com os professores, ficaram encantados com o evento e com o envolvimento dos professores da rede municipal com a produção dos alunos. Disseram que é uma iniciativa que deveria ser compartilhada com outras cidades do Brasil, por ser uma valorização da educação e dos professores”, relatou.

Nestes dois primeiros dias de evento, quinta (20) e sexta-feira (21), já foram promovidas diversas palestras com temas relacionados às práticas pedagógicas, lançamento de livros e apresentações de peças teatrais dos alunos de escolas que integram projetos culturais e esportivos da SME em parceria com as entidades Fundação Cultural e Artística de Londrina (Funcart), Associação Londrinense de Circo (ALC), Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (Ipec), Associação Londrinense de Judô e Um Canto Em Cada Canto. As apresentações do Projeto de Teatro já se encerraram, e contaram com 100 alunos das Escolas Municipais Professora Mari Carrera Bueno, Anita Garibaldi, Nina Gardemann, John Kennedy, e Salim Aboriham.
Nesses dois dias de Londrina Mais, Militão destacou, entre os melhores momentos do evento, a abertura e a intensa participação da comunidade. “A palestra da Fafá Conta (atriz e contadora de histórias para crianças) foi muito boa, ela tirou fotos e conversou com todos. A visita do cônsul dos EUA aos estandes do Londrina Global e Pavilhão Nacional também foi muito bacana”, ressaltou.
Segundo a professora, a Feira de Empreendedorismo será realizada neste sábado pelas turmas de quinto ano, nos estandes das escolas municipais. Dentre os produtos vendidos pelos alunos, estão cadernetas feitas de papel reciclado. “Começamos desde o mês passado, a partir da parceria com o Sebrae, a desenvolver atividades voltadas ao comportamento empreendedor com os alunos. Temos estandes de 125 unidades escolares, incluindo Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil municipais e conveniados, e os produtos da Feira estarão nos estandes de Ensino Fundamental”, contou.
Festivais

No sábado (22), o Londrina Mais recebe apresentações dos demais projetos, desenvolvidos em parceria da SME com entidades culturais e esportivas. Às 9h30, começa a cerimônia de promoção de faixa com cerca de 288 alunos do Projeto de Judô. Segundo o sensei e integrante da diretoria da Associação Londrinense de Judô, Alexandre Segantin, estes projetos vêm sendo realizados desde o início de 2022 junto aos alunos de 20 escolas municipais. “É o momento de culminância desses projetos. No caso do judô, teremos uma cerimônia das 9h30 às 10h45, e outra das 11h às 12h15, cada uma com cerca de metade dos alunos”, informou.
Cerca de 15 professores faixa preta da Associação Londrinense de Judô estarão presentes, e alguns irão contar sobre as atividades desenvolvidas com os alunos. Dentre as escolas que receberam o projeto estão as escolas municipais América Sabino Coimbra, Ignez Corso Andreazza, Oswaldo Cruz, e Eugênio Brugin.
Também às 9h30 do sábado (22), começa o Festival de Dança, que terá participação de 160 alunos. “Será realizado em duas partes, pois serão 12 coreografias diferentes. A primeira parte vai até as 10h15, e entre uma e outra será feito o Festival de Circo”, explicou Segantin.
O Festival de Circo será das 10h30 às 11h30, e terá 12 números circenses, com apresentação de uma peça pelos alunos. “A Trupe profissional da Associação de Circo de Londrina também estará presente, e farão apresentações com acrobacias aéreas em tecido suspenso, malabarismos, manobras corporais”, contou o sensei. Dentre as unidades escolares que participaram do Projeto de Circo estão as escolas municipais Irene Aparecida da Silva, Armando Rosário Castelo, Professora Corina Mantovan Okano e Professor Juliano Stinghen.

Esse evento terá, na sequência, a segunda parte do Festival de Dança, das 11h30 às 12h15. Do Projeto de Dança participaram as escolas municipais Roberto Alves de Lima Junior, Ruth Ferreira de Souza, Nara Manella, Claudia Rizzi, Padre Anchieta, e Maestro Roberto Pereira Panico.
Haverá também o Festival de Xadrez das 9h30 às 11h. “Eles vão poder competir com alunos de outras escolas. Serão divididos em dois grupos, cada um com metade dos participantes”, afirmou Segantin.
No total, 292 alunos participam das partidas de xadrez, das escolas municipais Anita Garibaldi, Atanázio Leonel, Bartolomeu de Gusmão, Professor Dr. Carlos da Costa Branco, Eugênio Brugin, Haydee Colli Monteiro, Juliano Stinghen, Maria Carmelita Vilela Magalhães, Nair Auzi Cordeiro, Nara Manella, Carlos Dietz, Vilma Rodrigues Romero, Dr. José Hosken de Novaes, José Garcia Villar, Maestro Andrea Nuzzi, Da Vila Brasil, Senador Gaspar Velloso, Ignez Corso Andreazza, Joaquim Pereira Mendes, Jovita Kaiser, Leonor Maestri de Held, Miguel Bespalhok, Moacyr Teixeira, Neman Sahyun e San Izidro.
De acordo com o sensei de judô, cerca de 1.100 alunos da Rede Municipal são atendidos por esses projetos. “Esperamos que no ano que vem possamos expandir ainda mais, atendendo mais escolas e, também, incluir outras modalidades de esportes e atividades culturais”, afirmou.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina