Cortejo Cultural celebra Dia da Consciência Negra
Caminhada pela paz passará por ruas do centro e terá participação de grupos capoeira, teatro e dança;
Amanhã (20), durante o feriado da consciência negra as ruas de Londrina ganharão um colorido de cidadania. Assim como em várias regiões do Brasil, a população da cidade sai às ruas em cortejo para provocar a reflexão sobre os desafios da luta contra o racismo e pela valorização da população negra. A atividade ocorre, a partir das 9h com uma série de atividades culturais. O percurso que terá saída e encerramento na Concha Acústica vai passar pelas ruas do centro como pio XII, Mato grosso e Sergipe.
O Cortejo Cultural, que faz parte da quinta edição do Simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira, tem o objetivo de marcar esse feriado municipal. Segundo o presidente do comitê gestor do FENEL – Fórum das entidades negras de Londrina – Edmundo Silva Novais, a idéia de realizar o cortejo afro foi sugerida por Vilma dos Santos, a Mãe Mukumbi.“ A idéia surgiu em uma reunião para discutir as atividades para o primeiro feriado. No primeiro ano, não conseguimos realizá-lo, mas ano passado demos início a essa atividade e pretendemos a cada ano maximizar essa ação, de modo a acolher mais participantes e realizar uma grande ação cultural que marque o 20 de Novembro em Londrina”, disse.
O evento contará com grupos de capoeira, grupos de teatro e dança, muita música e momentos de reflexão e homenagem a personalidades negras que contribuíram na construção do nosso país. “Não fique de fora, chame seus amigos, sua família e venha conosco para esta festa da cidadania e da cultura em nossa cidade”.
Foto Arquivo