Guarda Municipal lavrou 16 autos de infração da lei seca municipal na rua Paranaguá
Ação ocorreu durante à noite do último sábado (22); segundo a lei municipal 12.744/18 é proibido consumo de bebida alcoólica nos logradouros públicos após às 22h
A Secretaria Municipal de Defesa, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço com as informações dos principais atendimentos e serviços prestados pela instituição durante o último final de semana, entre os dias 21 e 23 de outubro.
Durante à noite do último sábado (22), a Guarda Municipal realizou uma ação de fiscalização da lei seca municipal 12.744/2018, na rua Paranaguá após às 22h. Ao todo foram lavrados 16 autos de infração pelo flagrante de consumo de bebida alcoólica, o que segundo a legislação em vigor é proibido entre 22h e 8h em logradouros públicos.
Segundo secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, as ações de fiscalização de trânsito e da lei seca municipal estão sendo intensificadas naquele local. “É nossa missão fiscalizar as leis e por isso estamos há vários meses intensificando as fiscalizações naquela região. Até pouco tempo havia bastante registro de problemas por lá, o que motivou o poder público agir com mais rigor. Domingo à noite as equipes da guarda municipal lavraram dezenas autos de infração de trânsito de diversas naturezas”, informou.
Outros destaques
No começo da manhã de sexta-feira (21), a Guarda Municipal recebeu uma denúncia de vandalismo, pelo telefone de emergência 153, no interior do cemitério São Pedro. O solicitante informou que um homem estava quebrando um túmulo. Imediatamente, a equipe que faz patrulhamento preventivo pela área foi acionada.
Ao chegar no local, os guardas municipais encontraram o suspeito e deram voz de abordagem. Indagado sobre o que motivou o ato de vandalismo, ele disse que realmente provocou os danos pelo fato de ter escutado vozes no interior da capela. Por conta do flagrante ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Patrulha Maria da Penha
A Guarda Municipal recebeu uma denúncia através do aplicativo 153 cidadão, por volta das 15h. de sexta-feira (21), por parte de uma solicitante que informou ter medida protetiva, e que seu ex-companheiro foi até sua residência quando, discutiu, agrediu sua filha e depois entrou na casa, localizada no Jardim Olímpico, região oeste.
A solicitante disse ainda que estava trabalhando no momento do fato, e que já tinha conseguido ser dispensada para ir até a casa para entender o que estava acontecendo e pediu apoio de uma viatura. A equipe da Patrulha Maria da Penha que faz ronda pela região foi até o endereço.
No local, os guardas municipais encontraram a solicitante que confirmou que o suspeito estava na área da casa em estado de embriaguez. Ela apresentou a medida protetiva e diante do descumprimento da ordem judicial o homem recebeu voz de prisão em flagrante. As partes foram encaminhadas para delegacia de plantão.
Fiscalização municipal
As equipes do setor operacional da Guarda Municipal de Londrina acompanharam os fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda durante à noite da última sexta-feira (21). Ao todo as equipes fiscalizaram cinco estabelecimentos, lavrando dois autos de infração e dois autos de notificação devido às irregularidades encontradas.
Lesão corporal
Ainda na noite de sábado (22), a central de emergência foi acionada por volta das 22h para atender uma denúncia de violência doméstica no Conjunto Farid Libos, região norte. O denunciante informou ter flagrado um homem agredindo a própria esposa que apresentava vários hematomas pelo corpo.
Imediatamente a equipe da Guarda Municipal foi atender a ocorrência e ao chegar no endereço da denúncia, rapidamente localizou o suposto agressor. Em seguida os guardas conversaram com a vítima que confirmou ter sido agredida pelo homem, e ainda mostrou alguns ferimentos no rosto. Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão para o agressor e ele foi encaminhado para delegacia de polícia.
Descumprimento de medida
A Guarda Municipal foi acionada às 2h21 da madrugada de segunda-feira (24), para atender uma denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Conjunto Hilda Mandarino, região norte.
Os guardas municipais foram até o endereço e ao conversar com a vítima ela relatou ter recebido várias ameaças por parte do agressor durante o domingo. O homem foi localizado pela equipe da GM e recebeu voz de prisão pelo descumprimento da ordem judicial. Diante do flagrante, ele foi encaminhado para delegacia de plantão.
Demais ações
No decorrer do fim de semana, as equipes da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento preventivo nas áreas de lazer (praças e lagos), unidades de saúde, unidades escolares, conselho tutelar, capelas mortuárias, entre outros prédios da Prefeitura. Denúncias de crimes podem ser realizadas diretamente para o telefone 153 ou pelo aplicativo 153 cidadão.