Cidadão

Defesa Civil participa da segunda reunião de reativação do Plano de Auxílio Mútuo

Integrantes puderam conhecer o estatuto da iniciativa e dar início à eleição de membros que irão ocupar funções específicas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, participou na manhã de quarta-feira (26) da segunda reunião de reativação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da região metropolitana. O encontro foi realizado no salão de eventos da empresa TR Distribuidora de EPIs, localizado na Rua São Salvador, região central.

Foto: Bruno Amaral

Participaram da atividade dois membros do 3° Grupamento de Bombeiros de Londrina, o major Leandro José Callegari e o capitão Rene Augusto Bortolassi. Representando o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, esteve o secretário executivo da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Cilson Lima. Além disso, também compareceram os representantes da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Cambé, UEL, Faculdade Positivo, Aurora Shopping, Catuaí Shopping, Cooperativa Integrada, Pool de Londrina e Associação de Bombeiros Civis, entre outras instituições.

Durante o trabalho, os órgãos públicos e representantes envolvidos discutiram o estatuto do PAM, assim como o código de conduta, e deram início à eleição dos membros que irão ocupar as funções de coordenador de comissão, secretário da comissão e o responsável pelas Relações Públicas. Instituído em 2018, o PAM reúne as Defesas Civis dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina e tem o objetivo de capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas. Também visa levar essas organizações a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, em situações de acidentes e desastres, possam ser minimizados os impactos à saúde, segurança e meio ambiente.

Foto: Bruno Amaral

Segundo André Moreira de Aguiar, coordenador do PAM, o grupo busca trazer representantes de outros segmentos para essa gestão. “Além da reativação, nós vamos ter foco em outros segmentos que envolvem produtos inflamáveis, materiais químicos agressivos para a natureza e estabelecimentos de grande porte como supermercados e shoppings. O maior objetivo é que todos esses grupos consigam se integrar dentro do Plano de Auxílio Mútuo. Essa ação vai facilitar o trabalho do órgão público que chegar primeiro em algum local em que esteja acontecendo algum evento desastroso de grandes proporções”, pontuou.

Aguiar salientou, ainda, que as ações preventivas devem acontecer com mais frequência. “O fato de trabalharmos de forma preventiva garante uma sensação de segurança para a população. Através dos simulados, esses arranjos de segmentos conseguem chegar em um nível de eficiência muito grande e pela proporção do simulado, quem faz a prevenção já vê a dimensão do que pode vir a acontecer. Então, essas atividades também são uma forma de contribuir para que o sistema de prevenção da instituição seja efetivo”, concluiu.

Foto: Bruno Amaral

Os membros que estiveram presentes à reunião de ontem participaram de uma palestra sobre uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em caso de emergência química. A atividade foi conduzida pelo instrutor Giovanni Augusto da Silva Alves, proprietário da empresa ESTMA Engenharia e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, que também integra o grupo.

Para o secretário executivo da Compdec, Cilson Lima, a participação e o empenho dos representantes aprimora o serviço integrado. “É muito satisfatório ver o empenho que as empresas participantes do PAM vem demonstrando a cada reunião. Isso demonstra o interesse pela evolução na área de segurança, assim como a unificação das empresas em busca de capacitação para seus colaboradores e melhora nas ações de resposta em situações de sinistro”, disse.

A próxima reunião está agendada para o dia 30 de novembro, em um local a ser definido posteriormente. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros prosseguem acompanhando e auxiliando as ações desenvolvidas pelos membros do PAM. Entidades e empresas interessadas em participar, ou saber mais sobre o plano, podem enviar um e-mail para defesa.civil@londrina.pr.gov.br.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos