Mais de 150 mil pessoas visitaram os cemitérios no feriado de Finados
Entre os cemitérios com maior número de visitantes estavam, respectivamente, o Cemitério Municipal Jardim da Saudade, o São Pedro e o Padre Anchieta

Na manhã desta quinta-feira (3), a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) divulgou um balanço da visitação realizada nos 13 cemitérios municipais de Londrina durante o ferido de Finados, celebrado em 2 de novembro. De acordo com a autarquia, desde sábado (29), o movimento já veio aumentando gradativamente chegando ao pico de visitação ontem (2). Nestes dias, cerca de 150 mil pessoas foram até os cemitérios municipais.
Segundo o diretor-técnico da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Junior, durante esses dias não foi registrada nenhuma intercorrência e tudo decorreu dentro das expectativas da autarquia. “Acreditamos que pelo fato de termos passado os últimos dois anos com restrição de circulação devido à pandemia de Covid-19, neste ano, foi possível perceber um aumento de visitação em relação aos anos de 2020 e 2021. Deu tudo certo e não registramos nenhum incidente, todos puderam prestar suas homenagens e acompanhar as missas da melhor forma possível”, contou Souza Junior.

Entre os locais com maior circulação de pessoas estavam o Cemitério Municipal Jardim da Saudade (Av. Saul Elkind, 2.805); São Pedro (Rua Prof. João Cândido, 1.114) e o Padre Anchieta (Rua Rútilo, 200, no Jardim Ideal), respectivamente. Somente no primeiro existem 13 mil jazigos, onde estão sepultados 49 mil pessoas. Já no Cemitério Municipal São Pedro são 6.500 jazigos contendo 31.235 sepultados e no Cemitério Municipal Padre Anchieta outros 6.400 jazigos com 50.739 sepultamentos realizados.
A partir de hoje (3), a Acesf retoma os serviços constantes de manutenção e limpeza dos cemitérios públicos, que incluem recolhimento de entulhos, poda de galhos de árvores e plantas, pintura dos cruzeiros, dos meios-fios e de alguns muros. A população também voltar a poder executar obras, pinturas e melhorias nos jazigos. “Os interessados podem retornar as reformas, as pinturas e as limpeza normalmente, mas lembramos que é necessário retirar a licença na Acesf para realização de reformas”, pontuou o diretor-técnico da Acesf.
A licença mencionada pelo diretor-técnico da Acesf refere-se às pessoas que vão utilizar mão de obra de pintores e pedreiros. Ela é necessária antes de começar os trabalhos no local e pode ser retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da Acesf, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948. Para a liberação dos trabalhos é cobrada uma taxa de R$ 36,89 por serviço realizado e é preciso apresentar o nome completo, o CPF e o telefone do pedreiro ou pintor que vai executar o serviço. Essa guia ajuda a garantir segurança nos cemitérios municipais de Londrina, por isso todos precisam apresentá-la. Para a limpeza, lavagem, instalação de placas e demais serviços, não precisa pedir autorização.
Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para (43) 3372-7881 ou (43) 3372-7850, mandar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br ou acessar o site da autarquia (clique aqui). Não é necessário agendar horário para o atendimento.