Iluminação pública do Jardim Alcântara e Vale do Reno vai mudar para LED
Prefeitura já havia feito anteriormente a parte norte dos dois bairros, e agora será atendida o restante da área; serviço é da Londrina Iluminação

As insistentes chuvas das últimas semanas, aliadas a fortes ventos em determinados períodos, prejudicaram substancialmente os trabalhos da Londrina Iluminação na modernização da iluminação pública. Agora, porém, com a possibilidade de a meteorologia estabilizar-se, a rotina das equipes da companhia deverá ser retomada, a começar pelo Parque Residencial Alcântara e o Vale do Reno, na região sul da cidade, que estarão ganhando iluminação em LED nos próximos dias.
Serão trocados 71 pontos de oito ruas, que somam 2 mil metros lineares em uma área de 206 mil metros quadrados, localizada na face sul dos dois bairros, entre as avenidas Waldemar Spranger, Harry Prochet e a Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445). No local, uma área residencial com mais de 90 famílias, há ainda pequenos estabelecimentos comerciais, igrejas, prestadores de serviço e áreas verdes. Anteriormente, no mês de abril, a LI já havia concluído a troca de todas as luminárias da face norte dos bairros, entre a Waldemar Spranger e a Rua Mário Diniz de Oliveira, que margeia o fundo de vale do Córrego Capivara.
Chuva atrapalha – Por pelo menos três semanas consecutivas os trabalhos da Londrina Iluminação foram muito prejudicados em decorrência das constantes chuvas: “Isso [a chuva] sempre nos atrapalha bastante, porque precisamos interromper os serviços e esperar. Não nos resta outra coisa a não ser aguardar o tempo melhorar”, explica o diretor de Operações da companhia, Alexander Farias Fermino. Ele acredita que as condições meteorológicas devem melhorar nos próximos dias.
Para cada dia com chuva e alta umidade é preciso esperar quase dois dias para que o cronograma de troca de luminárias seja restabelecido plenamente, “pois quando a chuva passa temos que esperar os cabos secarem para que nossos técnicos possam retomar de onde pararam sem correrem maiores riscos de sofrerem descargas elétricas”, explica o diretor da LI.
Manutenção – Além do serviço de modernização da iluminação pública de Londrina, a Londrina Iluminação também faz a manutenção das diferentes luminárias que já estão instaladas nas ruas, avenidas e praças públicas – não apenas as de padrão LED – e a chuva igualmente atrapalha os trabalhos de reparos que precisam ser feitos pelos técnicos da empresa.
Até às 17 horas desta quinta-feira (3), por exemplo, haviam 374 chamados abertos para manutenção de lâmpadas apagadas, lâmpadas intermitentes ou luminárias acesas durante o dia – a grande maioria dos problemas ocorreu por causa das chuvas, raios e ventos. O número de notificações é considerado alto para os padrões da LI, que costuma ter uma média de apenas 35 a 50 chamados abertos por dia. Entretanto, ainda assim os 374 postes com problemas representam apenas 0,6% de todo o parque de iluminação do município. Os demais continuam funcionando normalmente.