Atleta e técnicos londrinenses do taekwondo participam de treinamento olímpico
O atleta Nicolas Pereira da Silva e os treinadores Diogo Freire e Daiane Lemes estão em São Caetano, onde participam do Radar Olímpico 2028, da Confederação Brasileira de Taekwondo

O atleta Nicolas Pereira da Silva e os treinadores Diogo Freire e Daiane Lemes – todos da Equipe Madureira de Taekwondo – participam, até amanhã (5), de um treinamento que faz parte do projeto Radar Olímpico 2028, conduzido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e pela Comissão Técnica da Seleção Brasileira. Enquanto Freire e da Silva foram convocados pela organização, Lemes solicitou e recebeu autorização formal para participar dos trabalhos.
Realizadas na cidade de São Caetano (SP), as atividades contemplam atletas abaixo de 21 anos que vêm tendo resultados expressivos, assim como técnicos de destaque de todos os estados brasileiros. Tendo iniciado no último domingo (30), os treinamentos visam preparar e classificar representantes da modalidade para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Da Silva, que tem 16 anos e compete na categoria Juvenil – até 68 kg, é patrocinado pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) – iniciativa da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) –, como é o caso de outros atletas da Equipe Madureira. Ele foi convocado por ter obtido diversas conquistas importantes, como o título de campeão brasileiro em 2021 e 2022. Entre outras atividades, o treinamento de que está participando aborda simulados de lutas e rounds, obediência tática, estilos de lutas e técnicas relativas a novas tendências.

Já para os treinadores, a programação envolve principalmente palestras e capacitações sobre as novas regras do taekwondo, implementadas neste ano, assim como atualizações técnicas decorrentes das mudanças.
O presidente da FEL, Marcelo Oguido, parabenizou da Silva e Freire pela convocação e salientou que Londrina tem uma forte tradição no taekwondo, inclusive no âmbito dos Jogos Olímpicos. “Estamos muito felizes por essa convocação do Nicolas, que é uma grande promessa no esporte, e também do Diogo, que tem feito um trabalho tão importante de preparação dos atletas. Acompanho o Diogo há bastante tempo; ele se destaca pela dedicação e comprometimento no seu trabalho e os resultados que vem conseguindo. Londrina tem uma história de muitas conquistas no taekwondo, inclusive com a medalha de bronze conquistada pela Natália Falavigna nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Para nós, é uma satisfação poder apoiar o desenvolvimento de novos talentos através do Feipe”, disse.
De acordo com o técnico Diogo Freire, o patrocínio do Feipe tem sido essencial para o desenvolvimento não só dos atletas da equipe Madureira como dos que treinam em outras academias londrinenses, das categorias de base aos adultos. “Através do Feipe, temos conseguido financiar as viagens e inscrições, fornecer ajuda de custos e possibilitar que os atletas participem das competições. Além disso, esses recursos dão suporte a projetos sociais, incentivam novos atletas no esporte e possibilitam a compra de materiais e equipamentos por academias, para a prática da modalidade”, pontuou.