Museu de Arte apresenta a exposição “Mosaico de Arroz”
Trabalhos foram produzidos trazendo um panorama histórico da cidade e em homenagem aos 78 anos da emancipação da cidade de Londrina
O Museu de Arte de Londrina inaugura amanhã (12), às 18h30 a Mostra de Arte em Mosaico de Arroz dos artistas Goto e Ueda. A exposição homenageia os 78 anos de emancipação da cidade de Londrina. Composta por 22 telas, o objetivo é apresentar o panorama histórico da cidade, pessoas e instituições, o início da colonização, traduzindo as dificuldades dos pioneiros, como também o progresso da cidade.
Um dos artistas da exposição, Yasuharu Ueda, contou que a ideia surgiu há seis anos por meio de pesquisa de trabalhos de uma pioneira londrinense. “Havia uma agricultora há aproximadamente 50 anos, que começou por brincadeira a fazer os quadros, e eles foram publicados em revista rural da época. Essas obras foram recém-descobertas por um jornalista e nós nos interessamos em reproduzir essa arte.”
Segunda a coordenadora da exposição, Sandra Joia, essa cultura é milenar e o arroz representa para o povo japonês prosperidade, felicidade e fertilidade. Sandra Joia contou que as telas retratam desde índios da colonização, o bosque central, lago Igapó, Museu de Arte e Histórico, e a Prefeitura entre outros locais da cidade. “As obras trazem cores alegres, fortes e vibrantes. Traz um pouco da nossa história nas obras e é um trabalho diferente, cheio de misticismo. O visitante vai se surpreender”, convidou a coordenadora.
Ueda comentou que foram realizados três documentários sendo um em homenagem ao centenário japonês no Brasil, outro contando a história do Brasil, representado por 32 telas do artista e o último retrata esse trabalho da “Exposição Mosaico de Arroz”.
A exposição poderá ser visitada no período de 12 a 22 de dezembro das 10h às 21h na praça de alimentação do Shopping Quintino, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 812. Os artistas estarão sempre presentes das 14h às 18h para difundir a arte do Mosaico de Arroz no Brasil, a qual tem um valor histórico e místico na mitologia asiática.