Cidade

Londrina recebe a primeira UPS no União da Vitória

Unidade do Paraná Seguro é a segunda no interior; expectativa é a redução significativa nos índices de criminalidade

Londrina recebeu ontem (10) no aniversário da cidade, a 12ª Unidade do Paraná Seguro (UPS). A unidade é a primeira da cidade e a segunda no interior do Estado. Ela foi instalada no Jardim União da Vitória, em frente ao Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), na Avenida Guilherme de Almeida, após estudos que levaram em conta vários fatores, como proximidade de presídios, índice de criminalidade e alta incidência de homicídios.

A Unidade conta com 37 policiais militares que terão três viaturas novas disponíveis exclusivamente para a UPS União da Vitória. O tenente Emerson Castro será o responsável por comandar a Unidade, que tem como objetivo desenvolver o policiamento comunitário.

O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, se colocou a disposição para o que for preciso em relação aos serviços da Prefeitura. “Quando soubemos da intenção em instalar a UPS nós tomamos todas as providências. Este bairro e toda a cidade será beneficiada diretamente com a instalação dessa estrutura. É importantíssimo esse tipo de iniciativa, a Prefeitura dará todo o apoio sempre. São atitudes preventivas como essa que combatem a criminalidade.”

O governador Beto Richa, parabenizou Londrina pelo aniversário e destacou a instalação da UPS. “Em 78 anos Londrina avançou muito e prosperou. É com alegria que venho em seu aniversário anunciar essa medida tão importante que trará mais paz, ordem e segurança. Onde implantamos a Unidade do Paraná Seguro tivemos uma redução significativa nos índices de criminalidade. A polícia retoma o território que pertencia aos bandidos e o devolve para seus verdadeiros donos, que são as famílias de bem.”

O governador agradeceu a parceria da Prefeitura no projeto. “As estruturas foram todas implantadas com o auxílio da Prefeitura. Agora será ela a responsável por ajudar com equipamentos públicos, limpeza de terrenos, iluminação. Não basta apenas a polícia. Tanto o governo do Estado quanto a Prefeitura tem sua participação para que a os policiais possam garantir a paz.”

O secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasques, comentou sobre a expectativa em torno da UPS. “Já temos esse serviço em Curitiba e também em Cascavel, ele tem se revelado muito positivo em termos de redução de índices de criminalidade e aqui não deve ser diferente. A UPS não é apenas um projeto de policia, ela também agrega serviço público para inclusão de cidadania.”

O comandante geral da Polícia Militar no Estado, Roberson Bondaruk, explicou que os índices de criminalidade onde foram instaladas as outras Unidades do Paraná Seguro chegam a 50% de redução. Ele ainda destacou a forma de policiamento diferenciado nas UPS. “Trabalhamos com o conceito de policiamento comunitário que tem como base estabelecer uma relação de confiança entre o policial e a população. Ao conviver diariamente com o policial, o morador vai se sentir mais confortável em realizar denúncias e ajudar a polícia, não é mais o policial que vem apenas para atender situações de conflito.”

Sebastiana da Rosa Francisco é moradora do Jardim União da Vitória, ela comemorou a instalação da UPS na região. “Essa intervenção é maravilhosa. Nós precisávamos muito dela. Eu vivo aqui há mais de 30 anos, e finalmente vou conseguir andar nas ruas tranquila, deixar as crianças brincarem. Será uma beleza, tenho certeza que só vai melhorar.”

No evento a Polícia Militar também lançou o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado, o BATEU. O serviço possibilita registrar ocorrências que não tenham vítimas pela internet, podendo imprimir o boletim direto do site www.beteu.pr.gov.br. Além disso, também foi distribuída uma cartilha educativa com dicas de segurança residencial em uma ação pedagógica da Polícia Militar.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos