Destaques

Londrina participa do “Novembro Azul” incentivando o cuidado à saúde do homem

No dia 26 será realizado o “Sábado da Saúde do Homem Trabalhador”, com a abertura de nove UBSs, as quais realizarão diversas ações voltadas à saúde do homem

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa da campanha internacional Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como de incentivo ao cuidado à saúde do homem. A principal ação da campanha, no município, será o “Sábado da Saúde do Homem Trabalhador”, no dia 26, tendo como foco a população masculina trabalhadora.

Neste dia, nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão, das 8h às 14h: Padovani, João Paz e Aquiles (região norte); Itapoã e Ouro Branco (sul); Armindo Guazzi e Ernani Moura Lima (leste); e Santiago e Santa Rita (oeste). Serão ofertadas consulta médica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); coleta de escarro de sintomáticos respiratórios para tuberculose; coleta de exames laboratoriais; atualização de vacinas; e abordagem breve dos usuários tabagistas.

Para atender este público, as UBSs irão divulgar a ação e ofertá-la no território para empresas, indústrias e comércio, focando no homem trabalhador que durante a semana não consegue ir até uma unidade, e vão agendá-los para comparecerem no dia 26. Os homens que têm interesse também podem agendar o atendimento, por telefone, na unidade. Além dessa ação, as equipes das UBSs realizarão ação educativa em empresas e comércios abordando a saúde do homem durante o mês de novembro.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembrou que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída em 2009, tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população. “Isso se dá por meio do enfrentamento consciente dos fatores de risco e melhora ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”, apontou.

Cartilha MS

Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, com relação ao câncer de próstata, a Diretoria de Atenção Primária (DAP) recomenda que homens a partir de 50 anos devem passar por uma avaliação individualizada e subsequente solicitação do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) ou toque retal; homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a realizar avaliação aos 45 anos. “Além disso, todos os homens devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e importância de procurar um serviço de saúde na presença deles”, informou.

Cartilha do MS

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Já o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, podendo ser benigno ou maligno.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, muitos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Segundo informação Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).  A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer, entre elas: ter uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividade física; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A campanha “Novembro Azul” teve origem na Austrália, em 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é realizado em 17 de novembro.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos