Cidade

Biblioteca Infantil mostra desenhos sobre Londrina de alunos da Rede Municipal

Exposição faz parte da Semana da Irmandade entre Londrina e a cidade japonesa de Nishinomiya; as cidades são co-irmãs há 45 anos

O Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais promove, desde a última sexta-feira (4), uma exposição de desenhos de diferentes lugares de Londrina feitos por alunos da Rede Municipal de Educação. A exposição continua até o dia 30 deste mês, e faz parte da programação da Semana da Irmandade entre Londrina e a cidade japonesa Nishinomiya, localizada na província de Hyogo. A irmandade firmada entre as cidades completou 45 anos em 11 de maio de 2022, e é comemorada entre 4 e 10 de novembro, conforme a Lei Municipal nº 13.006, de 2 de janeiro de 2020, de autoria do vereador Eduardo Tominaga.

Ao todo, são apresentados 32 desenhos de alunos do 5º ano da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, localizada no Jardim Igapó, região sul. Os desenhos foram feitos no ano passado, quando as crianças estavam no 4º ano, e os originais foram enviados em março de 2022 ao Japão, onde estão expostos numa galeria de Nishinomiya, mas o público londrinense pode visitar a exposição das cópias dos trabalhos, que foram digitalizados. A mostra é na Biblioteca Pública Infantil de Londrina, que fica na Praça 1º de maio, 110, no Centro, e tem entrada gratuita. A Biblioteca fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e a atividade foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Foto: Marcelo Cordero / Secretaria de Cultura

De acordo com o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Secretaria Municipal de Cultura em exercício, Guilherme Yung Wing Li, antes da pandemia, era feito um intercâmbio de trabalhos. “Nós recebíamos desenhos e textos de crianças de Nishinomiya, que expúnhamos aqui, e enviávamos os das crianças da Rede Municipal para serem expostos lá. Dessa vez, por conta da pandemia, o governo de lá não enviou os desenhos, por isso estamos mostrando as cópias dos nossos. São desenhos muito bonitos, as crianças fizeram com lápis, giz de cera, colagens, e retratam diversas partes de Londrina, como a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Lago Igapó”, destacou.

A coordenadora da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, Louana Seci Rodrigues de Castro, explicou que a escola já participa das comemorações da Semana da Irmandade desde 2021. “Desenvolvemos esse projeto sempre com o 4º ano. No ano passado, um de nossos alunos escreveu uma carta que foi selecionada para representar o Brasil, em Nishinomiya, durante as celebrações”, contou.

Reprodução

Os alunos estudam, ao longo do mês, diferentes aspectos da cultura japonesa. “É algo muito importante, pois eles aprendem sobre uma cultura que tem muita relação com Londrina. Trabalhamos com eles sobre costumes, sobre família. Eles gostam especialmente de estudar a origem do mangá e do origami”, relatou a coordenadora.

Para as celebrações deste ano, 52 alunos do 4º ano farão uma visita à Praça Nishinomiya, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). “Será na semana do dia 20. Vamos fazer uma limpeza no local, algo que já fazemos na praça que fica em frente à Escola, por meio do nosso projeto Coração, Ação, Mãos, Transformação e União para mudar o mundo (CANTU). Faremos também o plantio de dez árvores na Praça Nishinomiya, junto à Sema, uma delas sendo uma cerejeira japonesa, para comemorar a Irmandade entre as cidades”, apontou Castro.

Reprodução

Cidades irmãs

A assessora parlamentar da Câmara Municipal de Londrina, e coordenadora do projeto Japão que Inspira, Klissia Tiba, explicou que as comemorações da Semana da Irmandade são importantes para fortalecer a troca de experiências e intercâmbios entre as cidades, em áreas como a educação,  pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e inovação, cultura, esporte, mobilidade e planejamento urbano, meio ambiente e desenvolvimento econômico. “É certo que o Convênio de Cooperação entre Nishinomiya e Londrina proporcionou, sem dúvida, maior proximidade entre as duas cidades irmãs. Todavia, é necessário fortalecer e dar maior visibilidade às atividades realizadas, para que elas se intensifiquem e oportunizem melhores resultados no decorrer dos anos”, avaliou.

Tiba destacou que a razão de se instituir uma semana em comemoração à cooperação entre as duas cidades é que Nishinomiya se inspire e, igualmente, busque novas formas de fortalecer a irmandade, inclusive, por meio da divulgação de Londrina no Japão. “O motivo das celebrações serem em novembro é uma referência à Lei nº 2.680, sancionada em 4 de novembro de 1976, que reconhece, como irmã oficial de Londrina, a cidade de Nishinomiya, da Província de Hyogo, no Japão. Desde então, foram realizadas diversas atividades, principalmente intercâmbios através de visitas oficiais de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, de empresários, estudantes e representantes da sociedade civil organizada e acadêmica”, descreveu.

Reprodução

Neste ano, além da exposição de desenhos e da limpeza na Praça Nishinomiya com alunos da E. M. Maestro Andrea Nuzzi, foi feito, na última quinta-feira (3), o tradicional evento alusivo à Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, na Câmara Municipal de Londrina, que ocorre desde 2020. O evento teve participação do presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Luiz Omoto, do Secretário Municipal de Governo, João Luiz Esteves, e da Coordenadora de Relações Internacionais de Hyogo no Brasil, Cristiane Ueta.

A assessora parlamentar explicou ainda que os desenhos foram solicitados pela Associação Unesco de Nishinomiya. “A solicitação veio do Japão para o Sr. Luiz Omoto, que pediu minha ajuda, já que coordeno o projeto Japão que Inspira e tenho contato direto com algumas escolas. Mandamos por e-mail e por correio, através da Secretaria de Governo de Londrina”, contou.

No ano passado, participaram também desenhos de alunos de quarto ano da E. M. Carlos Dietz, além da Maestro Andrea Nuzzi. “Os alunos trabalharam os temas de relações internacionais, cidades irmãs e explicaram a importância dessas relações para o intercâmbio cultural. Como proposta final, as crianças escreveram uma carta, das quais algumas foram selecionadas e enviadas para o prefeito de Nishinomiya, sr. Toshiro Ishii. Em resposta, o prefeito enviou um vídeo, no qual ele agradece às crianças pelas mensagens de carinho e apoio na luta contra Covid-19, enfatizando que esse foi um verdadeiro ato de irmandade”, relembrou.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos