Destaques

Prefeitura inicia trabalho de recape asfáltico na rua Primo Campana na região oeste

Toda a extensão desta rua, de acesso a armazéns de grãos e indústrias, será restaurada; cerca de 600 caminhões pesados trafegam diariamente na via em períodos de safra agrícola

Uma via com intenso tráfego diário de caminhões pesados, localizada em área onde operam armazéns e terminais de grãos, entre outros grandes empreendimentos, está sendo revitalizada pela Prefeitura de Londrina na região oeste da cidade. Trata-se da rua Primo Campana, no bairro Cilo 3, próximo ao Parque de Exposições Ney Braga, que terá seu pavimento recuperado integralmente, desde a avenida Tiradentes (Rodovia BR-369) até a rua Capitão Jacy da Silva Pinheiros.

Foto: Emerson Dias / N.Com

A extensão totaliza cerca de 815 metros, com área de mais de 9 mil m² de execução em massa asfáltica (CBUQ), perfazendo quase 1.500 toneladas de produto aplicado.

Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (14), com a limpeza e preparação da pista, e nesta quinta-feira (17) começaram os serviços de recape asfáltico. As equipes da empresa responsável, a contratada Axial, estão executando as melhorias na pista, hoje altamente deteriorada por buracos e erosões, dificultando a descarga das centenas de veículos que transitam diariamente pelo local, conhecido por estar perto da linha férrea e também do Pool de Combustíveis.

Para realizar a restauração do asfalto na rua Primo Campana, a Prefeitura investe R$ 820 mil, aproximadamente, com recursos próprios. A expectativa é que os serviços de recape sejam concluídos em um período de 10 a 15 dias, a depender das condições climáticas.

Pista atual, esburacada e com trechos de erosão, agora recebendo tratamento adequado. Foto: Emerson Dias / N.Com

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) está fazendo, desde hoje (17), trabalhos de tapa-buracos nessa mesma via, com equipes próprias para corrigir alguns trechos mais afetados e facilitar a renovação do asfalto. Há interdições pontuais no local das obras e os motoristas devem ter atenção à sinalização. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ficará responsável, posteriormente, pela implantação de nova sinalização viária na pista.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, ressaltou que a rua Primo Campana, apesar de não ser muito extensa, é de importância estratégica nessa área de Londrina. Segundo ele, nos períodos de safra agrícola, cerca de 600 caminhões pesados trafegam por essa via todos os dias, e uma média de 300 veículos passam por lá nos períodos de entressafra.

“Esse alto movimento de descarga de produtos, voltado às unidades de armazéns graneleiros e outras estruturas, no acesso de rodovia e modal ferroviário, faz com que milhares de motoristas percorram esse local semanalmente. A pista está em péssimas condições e necessita muito de recomposição. Isso está sendo feito para termos uma passagem mais segura, adequada e acessível”, comentou Verçosa.

Por sua vez, o secretário municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que o investimento visa melhorar a rotina dos caminhoneiros e demais trabalhadores que precisam utilizar essa via e repassar suas cargas. “Essa rua é essencial para o sucesso desses serviços prestados na área oeste de Londrina, que possui parques industriais e uma vasta rede de serviços. Somente as ações pontuais de tapa-buracos não eram capazes de manter a boa qualidade de tráfego. A economia da cidade está se desenvolvendo e a gestão municipal tem por obrigação contribuir com a industrialização da cidade e manutenção de boas condições infraestruturais”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos