Escola Roberto Alves Lima Júnior promove 1ª Festa das Nações neste sábado (19)
Evento será aberto à comunidade e contará com feira de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais
Para entrar no ritmo da Copa do Mundo de Futebol, que terá início no domingo (20), a Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior realiza, no sábado (19), a sua 1ª Festa das Nações, que contará com feira de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais. Com início às 14h e encerramento previsto às 18h, a festa terá entrada gratuita e será aberta a toda a comunidade. A escola fica na Rua Akeo Hassuda, 285, Vila Industrial, região oeste de Londrina.
Segundo o diretor da unidade, Amauri Cardoso, ao longo de todo o bimestre, as turmas trabalharam em sala de aula a cultura e as influências que cada um dos países escolhidos teve na formação do Brasil. Além disso, a atividade celebra também o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. “Cada uma das turmas ficou responsável por escolher um país ou região que se relacionasse etnicamente com o Brasil, de forma que aprendessem também como a nossa nação foi miscigenada ao longo dos anos. Então, a P4 trabalhou o Brasil; a P5 a Espanha; os primeiros anos ficaram com o Japão; as turmas do 2º ano ficaram com os países do continente africano; os 3º anos trabalharam com Portugal; o 4º ano ficou com a França; os 5º anos estudaram os Estados Unidos e uma turma mista de 4º e 5º ano trabalhou a Itália”, explicou.
Além dos estandes com as informações sobre cada um dos países, também haverá apresentações artísticas, como o “Bon Odori”, remetendo à cultura japonesa, e uma dança afro, representando os países do continente africano. E, a partir das 15h, será realizado um bingo com todos os que estiverem presentes e desejarem participar. Segundo a direção da escola, a cartela será vendida à R$ 15 e os participantes poderão ganhar uma Caixa de Som “Alexia”, um drone com câmera e uma Smart TV de 32 polegadas. “Mesmo após a realização da Feira, nossa ação pedagógica terá continuidade, se aprofundando no tema da Copa do Mundo, fazendo com que nossos alunos estudem com maior afinco o país-sede, a região e os demais países que participarão do evento”, concluiu Cardoso.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina