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Proerd forma quase 1.000 alunos da rede municipal de ensino em Londrina

Programa da PM sobre combate às drogas atuou em 14 escolas municipais diferentes nesta edição; com essa formatura, 1.770 alunos da rede municipal terão participado do Proerd em 2022

Na próxima terça-feira (29), às 19h, será realizada a formatura de 953 alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Paraná (PM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A solenidade será na avenida Serra do Flamengo, 28, esquina com a avenida Arthur Thomas, no Jardim Bandeirantes. O comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel, Adilar Marcelo de Lima, estará no local juntamente ao prefeito em exercício, João Mendonça.

Nesta edição, participaram estudantes dos 5º anos de 14 escolas municipais de Londrina. Entre elas estão a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro; Prof. Áurea Alvim Toffoli; Maria Shirlei Barnabé Lira; Roberto Alves Lima Junior; Eurides Cunha; Carlos Dietz; Nina Gardemann; Maria Tereza Meleiro Amâncio; Anita Garibaldi; Prof. Juliano Stinghen; Pedro Vergara Correa; João XXIII; Nenam Sahyun e Roberto Pereira Panico.

Essa será a segunda formatura realizada em 2022. A primeira aconteceu em maio, onde 817 alunos se formaram. Com isso, em 2022, terão participado e se formado no Proerd 1.770 estudantes da rede municipal de ensino de Londrina.

O objetivo do programa é preparar os alunos para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistirem à oferta de ilícitos e do uso da violência. Para isso, são realizados 10 encontros durante o ano, em que as crianças aprendem mais sobre os perigos da violência, da criminalidade, dos usos de drogas e de práticas ofensivas e humilhantes como o bullying e o cyberbullying; sobre a comunicação verbal e não verbal, os prós e contras de cada decisão tomada, suas consequências e sobre a postura adequada diante dos fatos e de assuntos relevantes.

Com isso, os policiais militares desenvolvem atividades que ajudam a conscientizar as crianças sobre esses perigos, de forma a prepará-las para as mudanças referentes ao próximo ano letivo. Isso porque os alunos formados nos 5º anos da rede municipal, no ano seguinte, passam a integrar a rede estadual de educação e, por isso, precisam mudar da escola para o colégio estadual, ou seja, precisam estar preparados para conviver em um ambiente escolar diferente do que estavam acostumados, fazer novas amizades e se sentirem pertencentes a um novo grupo de colegas e professores.

Segundo a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, as atividades feitas com as crianças atraem a atenção dos alunos e ensinam de forma leve e divertida, de maneira que os participantes aprendem a lidar com os desafios que podem se apresentar no futuro próximo. “A polícia militar utiliza uma metodologia muito lúdica para discutir assuntos, como bullying, uso de drogas, prática de violência e de intimidação, e falam sobre a importância de uma vida mais saudável. Tudo isso é feito de uma maneira muito atrativa para as crianças, fazendo com que elas consigam se envolver muito nas atividades e a despertar o interesse pelo que eles falam”, disse Cordeiro.

Para que o programa aconteça, a Polícia Militar leva os instrutores capacitados até as escolas municipais. Já a Secretaria de Educação traz o material didático necessário e organiza a festa de formatura dos pequenos. Por fim, a família entra no acompanhamento e na vigilância das crianças, para que todos atuem na prevenção e no combate ao assédio das drogas, da violência e das práticas de bullying.

Sobre o Proerd – O Proerd foi implementado no Paraná em 2000 e mais de 1,6 milhão de crianças já passaram pelo programa. A iniciativa da PM é uma complementação pedagógica em prol do desenvolvimento da cidadania e segue o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de acordo com os objetivos dos parâmetros curriculares, definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A ideia inicial deste programa levou em consideração uma iniciativa já realizada pelo departamento de polícia de Los Angeles (EUA) e o distrito escolar daquela localidade. Por meio desta iniciativa, as estatísticas mostraram a alta eficiência da prevenção, baseada na tomada de decisões, no estabelecimento de valores, na resolução de problemas e estilos de vida positivos. Assim, a ação foi implantada no Estado do Paraná.

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Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

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