Cidadão

Campanha já viabilizou quase 500 doações de sangue de servidores municipais

Promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, em parceria com o Hemocentro do HU, iniciativa conta com um cronograma mensal para cada secretaria e órgão

A campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”, realizada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), já contabilizou 474 doações desde seu início, em 1º de dezembro de 2022, até o dia 30 de setembro deste ano. A partir do mês que vem, a iniciativa terá uma nova edição, organizada conforme um cronograma mensal que contempla todos os órgãos e secretarias municipais (confira aqui).

Secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci. Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, a ideia da campanha surgiu de uma conversa com o coordenador do Hemocentro do Hospital Universitário (HU) e médico hematologista, Fausto Trigo, durante uma visita ao prefeito Marcelo Belinati. “A proposta inicial tinha um viés mais educativo e de conscientização, mas nós enveredamos por um caminho maior, incluindo o cronograma de doação das secretarias aliado à campanha educativa. Deu tão certo que resolvemos estender a ideia e propor a lei da isenção da taxa de concurso público para os doadores. Essa nossa lei é inédita no Brasil, pois pensamos na essência da vida como um todo, e a lei isenta a inscrição não só de doadores de sangue e medula óssea, mas também de leite materno, tão necessário nos hospitais que comportam bancos de leite”, salientou.

Bellusci frisou, também, que a iniciativa promove a valorização à vida e valores inerentes à solidariedade. “As pessoas que necessitam dessas doações para viver só podem encontrá-las em outro ser humano. Quando se pensa uma campanha dessa magnitude, também provocamos a reflexão na sociedade como um todo, e assim se concretizam as políticas públicas”, enfatizou.

A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, destacou que o órgão que efetuou o maior número de doações foi a Secretaria Municipal de Defesa Social, responsável por 128 ações – o que corresponde a 41,83% do número de servidores da pasta. “Tivemos relatos de vários servidores que doaram pela primeira vez devido à campanha, e outros que retomaram a doação de sangue com frequência. Também há servidores que passaram a levar familiares e amigos para as doações, o que mostra que o impacto das ações vai além dos muros da Prefeitura”, disse.

Foto: SMRH/Divulgação

Critérios para a doação – Para ser doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e hidratado. Outras recomendações importantes são ter tido pelo menos seis horas de sono na noite anterior à doação e, para as mulheres, não estar grávida ou amamentando.

O Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 17h30. Não é necessário agendar previamente para doar durante a semana e, para doar no sábado, é preciso realizar agendamento pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao. No ato da doação, é preciso comparecer munido de documento de identificação com foto.

Para quem é doador assíduo, existe um intervalo determinado entre uma doação e outra. No que se refere aos homens, esse período é de 60 dias, sendo permitido doar no máximo quatro vezes por ano. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias e só é permitido doar três vezes no período de 12 meses. Cada doação fornece 450 ml de sangue em média, e pode salvar as vidas de até quatro pessoas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos