Defesa Civil participa da terceira reunião de reativação do Plano de Auxílio Mútuo
Integrantes discutiram quatro pontos importantes para o fortalecimento dos trabalhos para o próximo ano

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, participou na manhã de terça-feira (29) da terceira reunião de reativação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da região metropolitana. O encontro foi realizado no salão de eventos do Aurora Shopping, na região sul.
Representando o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, esteve o secretário executivo (em exercício) da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Éder Martins. Além disso, também compareceram os representantes da Defesa Civil Estadual, e do Aurora Shopping, Londrina Norte Shopping, Shopping Catuaí, ESTMA, Supergasbras, Associação dos Bombeiros Profissionais Civis de Londrina, entre outros membros.

Durante o trabalho, os órgãos públicos e representantes envolvidos discutiram quatro pontos importantes para a continuidade das ações. O primeiro ponto foi a avaliação de um simulado de emergência realizado nas dependências da empresa Supergasbras Engarrafadora de Gás (GLP), no Pool de Combustíveis, região oeste da cidade. A equipe concluiu que é necessária a readequação das rotas de acesso ao local, e que será feita uma consulta ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Outro ponto discutido na reunião foi o reforço da presença de profissionais nas câmaras setoriais de cada membro do PAM para que estes possam discutir a fundo os aspectos para a tomada de decisões em casos de emergência, levando em consideração as necessidades e particularidades de cada empresa.
Os membros definiram, ainda, a criação de um núcleo para gerenciar os assuntos relacionados às ações preventivas nos shoppings, supermercados e locais que concentram grandes eventos, devido ao grande fluxo e concentração de pessoas.

O quarto ponto foi sobre os treinamentos. A ideia principal é fortalecer a preparação para ação em casos reais. O grupo pretende interligar essa demanda com o serviço de voluntariado, portanto foi definido que será estendido o convite para que técnicos em Segurança do Trabalho, técnicos em Meio Ambiente, entusiastas da parte de atendimento de emergência, entre outros profissionais, possam conhecer melhor como funciona o PAM.
André Moreira de Aguiar, coordenador do PAM, falou sobre o que pensa para o rumo do grupo para o ano seguinte. “A nossa expectativa para o próximo ano é ter um simulado de mesa com o funcionamento de todos os setores, além da adesão dos hospitais da cidade e aeroportos dentro do PAM. Vamos avaliar ainda os resultados das primeiras discussões dentro das câmaras técnicas. Eu acredito que nos dois primeiros meses de 2023 Londrina vai contar com núcleos bastante avançados”, informou.
A próxima reunião está agendada para o dia 25 de janeiro, em um local a ser definido posteriormente. A Defesa Civil Municipal continua acompanhando e auxiliando as ações desenvolvidas pelos membros do PAM. Entidades e empresas interessadas em participar, ou saber mais sobre o plano, podem enviar um e-mail para defesa.civil@londrina.pr.gov.br.