Cidadão

Londrina participa de Seminário Nacional de Ouvidorias em Santa Catarina

Equipe da Ouvidoria-Geral do Município esteve no evento, que teve dois dias de duração e reuniu profissionais de todas as esferas administrativas do Brasil

Em uma verdadeira troca de experiência e, principalmente, de aprendizado, uma equipe da Ouvidoria-Geral do Município de Londrina participou do Seminário Nacional de Ouvidorias, que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, no campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú (SC). Promovido pela Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV), órgão ligado à Controladoria-Geral da União (CGU), teve dois dias de painéis com especialistas em assuntos voltados às ouvidorias públicas e terminou com a Assembleia Geral Ordinária do órgão. De Londrina, participaram o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, e os ouvidores Alexsandra Carla da Vanço e Jhonatan Weslley Chapiesk.

Foto: OGM / divulgação

Na programação, painéis abordaram temas como Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desafios das ouvidorias, governança de serviços, tratamento de denúncia e proteção ao denunciante, ouvidorias em rede, e estratégias para lidar com desafios emocionais na atividade. “Foram temas muito importantes que contaram com profissionais de diversas esferas administrativas. Além do aprendizado e conhecimento adquirido nesta imersão de temas, há também o lado do congraçamento entre os ouvidores de todas as regiões do Brasil. Isso é um dos pontos mais importantes destes eventos, pois conseguimos ver de perto a realidade de diferentes estruturas nacionais, descobrindo que os problemas e desafios são comuns”, explicou o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.

Para ele, a participação de dois ouvidores de sua equipe no evento foi fundamental, tanto para o contato com profissionais renomados na área, que normalmente são vistos em lives e palestras on-line, quanto para o aprimoramento do trabalho realizado pela Ouvidoria-Geral do Município. Todo o conhecimento absorvido nestes dois dias de seminário foi compartilhado com o restante da equipe. No último dia de evento, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária, finalizando os trabalhos de 2022 e a aprovação do planejamento estratégico para 2023. Como membro da Renouv, coube ao Ouvidor-Geral do Município, representar Londrina nas deliberações da pauta.

Londrina ainda concorreu, juntamente com os municípios de Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Goiânia, a sediar uma das três edições do Seminário em 2023, mas acabou não sendo contemplada. Os municípios escolhidos foram Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente, sedes a cada um dos trimestres do próximo ano.

Outro ponto importante aprovado na Assembleia Geral foi a apresentação e debate sobre a criação da Câmara Técnica de LGPD em Ouvidorias. A ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Souza Fonseca, apresentou em nome da coordenadora do Grupo de Trabalho em LGPD em Ouvidoria, a diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, Elisa Andrade. A criação da Câmara Técnica foi aprovada por unanimidade, sendo que se formou já com 14 participantes, entre eles, a Ouvidoria-Geral do Município. “Nos colocamos à disposição, pois já tínhamos participado do Grupo de Trabalho que terminou na edição de um guia sobre LGPD para as Ouvidorias. Agora, com a Câmara Técnica, acreditamos poder ter mais condições de atender as ouvidorias públicas e, principalmente, de também aprender mais sobre a LGPD e a sua aplicação prática no dia a dia da administração pública”, enfatizou o ouvidor-geral de Londrina, que também responde pela função de encarregado de Dados Pessoais no mesmo Município.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos