Atletas londrinenses campeões do karatê fazem reunião com prefeito Jairo Tamura
Vinícius Figueira, Arthur Menezes e Gabriel Nascimento fizeram parte da equipe paranaense que venceu o último campeonato brasileiro, em novembro

O prefeito de Londrina em exercício, Jairo Tamura, recebeu nesta segunda-feira (5) à tarde, em seu gabinete, a visita dos atletas londrinenses do karatê Vinícius Figueira, Arthur Menezes e Gabriel Nascimento, que integraram a seleção paranaense vencedora do campeonato brasileiro por equipes da modalidade. Disputado em São Paulo, entre 7 e 12 de novembro, o torneio também incluiu, entre seus resultados, a conquista do hexacampeonato individual de Vinícius Figueira na categoria sênior até 67kg.
Tamura parabenizou os atletas pelas conquistas e destacou que o esporte proporciona diversas oportunidades aos jovens. “O Vinícius Figueira, que inclusive já venceu campeonatos internacionais, é um exemplo de superação vindo da nossa cidade. Isso nos dá um orgulho muito grande, e é exemplo para as crianças e jovens de Londrina”, disse.
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, também foi o técnico da equipe paranaense que venceu o campeonato brasileiro. De acordo com Oguido, que é o treinador dos três atletas, essa é a primeira vez em que o Paraná conquistou esse título, tendo derrotado São Paulo na final.

“Dos cinco atletas titulares da equipe paranaense, três eram de Londrina, e isso é muito gratificante, porque a competição por equipes é a elite do karatê nacional. Esse torneio não tem diferença de peso, e um atleta pode inclusive lutar contra um oponente de outra categoria mais pesada, sendo que é o técnico que decide qual será a ordem dos lutadores. Essa vitória foi um momento emocionante e incrível, e tanto o Vinícius quanto o Arthur e o Gabriel recebem patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), e representam o município desde que estavam na base”, frisou Oguido.
O atleta Vinícius Figueira destacou que esse foi um ano de muitas conquistas, e que ele também obteve, em julho, a medalha de ouro no World Games, torneio internacional de karatê que foi disputado em Birmingham, nos Estados Unidos. “Para mim, é muito gratificante poder representar Londrina, cidade em que nasci e fui criado, assim como o Paraná e o Brasil. Agora, já estou focado na preparação para o ano de 2023, que terá importantes competições como o Open de Paris, a Premier League – que conta pontos para o ranking mundial e será no Cairo –, os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em novembro, e o campeonato mundial, que será na Hungria”, afirmou.
Segundo Arthur Menezes, que compete na categoria até 75 kg, a vitória na competição por equipes representa a culminação de um ano de trabalho intenso. “Tivemos uma preparação longa e árdua para esse torneio, pois essa é a competição nacional mais importante que disputamos. A preparação começa na pré-temporada, passa pelas primeiras etapas do brasileiro, e campeonatos internacionais, então é uma competição muito aguardada e que fecha o calendário nacional. Estou muito feliz com esse resultado e pretendo disputar várias competições de alto nível no ano que vem”, pontuou.