Agenda Cultural de Londrina traz contação de história e Mostra de Cinema
Para esta quarta (7), Biblioteca Infantil terá contação de história em dois horários; Assentamento Eli Vive I recebe Mostra Itinerante de Cinema do Sesc Paraná

A programação cultural promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para o fim de ano continua efervescendo por toda a cidade. Nesta quarta-feira (7), o evento será voltado para o público infantil que, a partir das 9h, poderá acompanhar uma nova sessão de contação de histórias com oficina de desenho para iniciantes. A atividade será realizada na Biblioteca Infantil, localizada na Praça 1° de Maio, 110, Centro.

Para a edição desta quarta-feira (7), o livro que será apresentado é o “Meus Lápis de Cor São Só Meus”, da renomada escritora infantil Ruth Rocha. Na obra, a autora conta a história de Lulu – uma menininha que ganhou de aniversário uma caixa de lápis de cor e que gostou tanto que não queria mais largá-los nem emprestá-los para o primo, Miguel. A sessão será conduzida pela contadora Renata Suzue Ogata e terá como objetivo ensinar a importância de compartilhar e dividir.
Essa atividade será realizada em dois horários, às 9h e à 14h30. De acordo com a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, tanto a sessão de contação de história quanto a oficina de desenho são gratuitas e destinadas para crianças. “Nosso objetivo é sempre trabalhar o desenvolvimento cognitivo, intelectual, motor, emocional e social das crianças. Acreditamos que, a partir das contações de histórias e das inúmeras oficinas que promovemos ao longo do ano, desenvolvendo diversas linguagens artísticas, nós conseguimos cumprir o papel educativo que as bibliotecas públicas têm dentro de uma sociedade”, disse.
Projeto Cinema Itinerante – E quinta-feira (8), às 19h, a Escola do Campo, Trabalho e Saber “Eli Vive I” (Assentamento Eli Vive I – Distrito de Lerroville), receberá uma sessão do projeto Mostra Itinerante de Cinema, do Sesc Paraná.
Na ocasião, homens, mulheres, adolescentes e crianças poderão assistir ao filme “Eu e Meu Guarda-Chuva” (2010), longa nacional produzido por Toni Vanzolini e inspirado no livro homônimo de Branco Mello e de Hugo Possolo, que será exibido em um telão montado no refeitório da escola.
O filme tem duração aproximada de 78 minutos e conta a história do menino Eugênio, que usa o guarda-chuva do falecido avô como amuleto em suas aventuras. A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira da mostra, que abriu edital para a inscrição dos municípios interessados.
De acordo com o diretor da unidade escolar, José Carlos de Jesus Lisboa, o projeto é uma grande oportunidade de levar, para a comunidade, a cultura e o lazer. “O Cinema Itinerante é uma forma de aproximar as ações da Secretaria Municipal de Cultura e do Sesc das pessoas dessa comunidade, uma vez que muitos que vivem aqui não têm acesso ao cinema. Muitos deles, inclusive, nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, então nós esperamos reunir cerca de 100 pessoas aqui na escola”, disse o diretor.
Segundo a responsável técnica do projeto do Sesc em Londrina, Viviane Feitosa, o objetivo principal da Mostra é levar cultura aos locais mais afastados. “Desde o princípio, a nossa meta é fazer com que a sétima arte seja apreciada em todos os cantos, desde os lugares mais centralizados até os rincões mais distantes dos circuitos de exibição, fazendo valer os direitos fundamentais à cultura e ao lazer”, explicou Feitosa.
Programação – Essas e outras ações fazem parte do calendário de comemorações para o fim de ano e para o aniversário de 88 anos do Município de Londrina (celebrado em 10 de dezembro) divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A agenda inclui mais de 200 atividades, a maioria presenciais e patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Prefeitura de Londrina.
Para conferir a programação completa basta acessar a página da Secretaria Municipal de Cultura no Portal da Prefeitura, ou conferir as publicações diárias no Instagram (@secretariadeculturalondrina) e no Facebook (Secretaria Municipal de Cultura de Londrina).
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina