Prefeitura de Londrina presta homenagem a servidores que estão se aposentando
Encontro marca o 29º ano do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), iniciado em 1993; cerca de 300 servidores estão concluindo seus ciclos no Município em 2022

A tarde desta quarta-feira (7) foi de celebração, confraternização e reconhecimento para servidores municipais recém-aposentados ou que estão terminando sua carreira na Prefeitura de Londrina em 2022. Para homenagear as trabalhadoras e trabalhadores que dedicaram muitos anos de suas vidas ao serviço público, uma solenidade foi realizada no auditório da sede do Município, contando com a presença de autoridades locais e representantes de secretarias e órgãos da cidade.

Em clima descontraído, o encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), encerrou a programação do 29º ano do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), que contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas em 2022. Ao todo, cerca de 300 servidores estão encerrando sua trajetória com a aposentadoria nesse período.
Para valorizar e destacar a dedicação, comprometimento e contribuição desses funcionários ao longo de suas caminhadas, representando diversos segmentos profissionais que impactam a vida da cidade, houve entrega de certificados com menção honrosa e lembrança com flores a todos os presentes. O ambiente foi animado com uma apresentação musical do servidor João Carlos Murari, da Controladoria-Geral do Município (CGM). E, no encerramento, foi servido uma mesa de café da tarde oferecida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv).

Na abertura do encontro, a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, deu as boas-vindas ao público e ressaltou que o Programa de Preparação à Aposentadoria, idealizado em 1993, é uma ferramenta importante para o processo de transição dos servidores. “Trata-se de um projeto que já é consolidado e tem sua longevidade, sendo vanguarda na cidade. A ideia é perpetuar as ações do PPA, que precisa ser levado adiante, uma vez que faz com que nossos servidores consigam estar preparados para viver um momento de mudanças e construção de uma nova rotina. É um programa modelo que merece ser replicado por outros órgãos e instituições, demonstrando ser essencial existir união e convivência harmônica entre secretarias e servidores. A homenagem de hoje é para dar visibilidade e agradecer todos os que estão se aposentando. Todos aqui são grandes em suas histórias”, frisou.
O presidente do Sindserv, Fábio Molin, parabenizou os servidores que estão iniciando uma nova etapa de suas vidas. “Foram muitos momentos vividos, obstáculos superados, projetos construídos, trabalho e empenho em prol do desenvolvimento de Londrina. É emocionante presenciar o reconhecimento a todas essas pessoas que são importantes nos bastidores para que tantos serviços essenciais atendam a população. Muitas vezes, o servidor público é atacado de maneira muito injusta e falta conhecimento mais amplo sobre sua função e importância. Não podemos silenciar diante disso, pois acreditamos nos bons serviços e no papel fundamental exercido por esses funcionários. Fica aqui os nossos agradecimentos”, disse.
Por sua vez, Marcelle Diorio, assistente social da SMRH e integrante da comissão organizadora do PPA, contou que a edição atual do programa abordou questões como protagonismo pessoal, perspectivas de vida, direitos dos aposentados, trabalho voluntário, empreendedorismo, saúde e autocuidado. “Sempre visamos preparar uma transição tranquila para a aposentadoria e despertar a importância de planejar essa nova etapa da vida. Em 2022, a participação foi de cerca de 50 servidores em 10 encontros mensais. O evento de encerramento com a homenagem aos aposentados é uma forma singela de valorização e agradecimento a essas pessoas que, por décadas, dedicaram sua vida a servir ao munícipio”, afirmou.

Com 28 anos dedicados à Prefeitura de Londrina, Maria Inez Passini Lima, de 70 anos, sempre atuou na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) como gestora social em Economia Doméstica, encerrando suas atividades no último dia 1º de dezembro. Tendo iniciado sua jornada nesse cargo em meados dos anos 90, ela contou como foi ingressar no serviço municipal e construir carreira em sua área de formação.
“Sou formada em Economia Doméstica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), de Piracicaba. Vim para Londrina na década de 80, aqui eu constituí família, trilhei minha trajetória e me tornei servidora concursada, trabalhando na área de Segurança Alimentar, na Diretoria de Abastecimento da SMAA. Poder atuar na minha área ao longo de tantos anos na Prefeitura sempre foi uma grande realização. Hoje encerro meu ciclo feliz, satisfeita e com a consciência leve. Agora vou aproveitar ainda mais a minha família, viajar e curtir minhas netinhas que estão chegando”, contou ela, que tem três netas e será avó de duas gêmeas em breve.

Outra servidora recentemente aposentada, no dia 1º de maio de 2022, é a assistente social Marilda Regina da Silva, de 56 anos. Nascida em Londrina, onde cresceu, ela presta serviços ao Município de Londrina desde 1993, tendo trabalhado por contrato durante vários anos tanto na antiga Secretaria de Ação Social como na função de conselheira tutelar. Já em 2004 ela tomou posse como servidora concursada na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), onde prestou serviços em vários locais, como na própria sede da pasta, e no CRAS Oeste A, CRAS SUL, CRAS Rural e CRAS Leste.
“Meu primeiro lugar como servidora concursada foi o CRAS Leste, e após transitar por diversos setores, foi também minha última casa na Assistência Social. O maior presente que levo daqui, além de toda a experiência adquirida e compartilhada, são as muitas amizades que tive a felicidade de fazer. Estou muito contente em poder conseguir me aposentar com a sensação de dever cumprido. Me aposentei após um período muito complicado na pandemia, e agora quero realizar novos projetos e atividades”, declarou.

Sobre o PPA – Implantado em 1993, há 29 anos, o PPA visa minimizar o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria. O desenvolvimento do PPA ocorre por meio de encontros mensais e anuais, com a participação opcional dos aposentados, pré-aposentados e cônjuges, abordando temas pertinentes a este universo, programa este embasado no respeito ao ser humano e na consciência dos prejuízos que podem advir do rompimento brusco das rotinas de trabalho.
Em média, participaram das ações cerca de 30 a 40 servidores municipais de Londrina. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) e realizado em parceria com as demais secretarias e autarquias dos integrantes da comissão, além do Sindserv e da AAPML. A comissão dos anos de 2022-2023, definida pela portaria n° 597 da SMRH, é formada por um grupo de 14 servidores de diferentes órgãos da Prefeitura.