Prefeitura conclui restauração de trecho da rua Olinda afetado por chuvas intensas
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação fez serviços de escavações, reconstrução de tubulações, manutenção e reperfilagem asfáltica

Uma das vias de Londrina que ficaram deterioradas por conta das chuvas intensas ocorridas recentemente, em meados de outubro deste ano, a rua Olinda, na área central, está revitalizada após as intervenções feitas pela Prefeitura. Os serviços consistiram na recomposição de um trecho de galerias pluviais onde houve um grande afundamento de pista, nas proximidades do Ginásio Moringão, entre a avenida Bandeirantes e a rua Paes Leme. O asfalto, na área recomposta de drenagem, também passou por reperfilagem para renovação do pavimento que precisou ser removido.
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) refez duas linhas de tubulação a partir da erosão formada na altura do número 85 da rua Olinda. Os tubos, que possuem cerca de 80 cm de diâmetro cada, foram substituídos e outros ramais religados, recebendo as adequações necessárias para o funcionamento regular.

Apesar de o trajeto de drenagem no subsolo não ser muito longo, com cerca de 50 metros de extensão, foi necessário quebrar uma área maior de pavimento para ampliar o buraco, a fim de detectar a dimensão dos danos e reconstruir os tubos por onde ocorre o fluxo de escoamento das águas pluviais. Também foram refeitos os pontos de bocas de lobo, meio-fio e calçada mexidos pela obra.
Para realizar as melhorias, executadas com recursos próprios da Prefeitura, as equipes operacionais utilizaram maquinários pesados como retroescavadeira e caminhão basculante, entre outros equipamentos, dada a profundidade do ponto erodido.
Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a revitalização de galerias e asfalto na rua Olinda demandaram alguns dias a mais de trabalho por conta da complexidade dos serviços. “A potência das chuvas afetou muito um trecho que formou uma erosão profunda, gerando riscos para quem transita no local, que é muito movimentado. Para recompor a rede de drenagem foi necessário alargar o buraco para as equipes começarem a operar e solucionar os problemas encontrados. Fizemos as intervenções necessárias para que a recuperação ocorresse o mais rápido possível. A pista agora já está renovada e o local seguro para a passagem pública”, informou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que muitas obras de drenagem são realizadas pela Prefeitura em várias regiões de Londrina, sendo uma modalidade de serviço que acaba não despertando a atenção por não apontar um resultado visível ou de fácil compreensão. “São obras que ficam abaixo do piso mas são importantíssimas para melhorar a captação e escoamento das águas pluviais, trazendo mais segurança à cidade. Muitas vezes elas não são destacadas e as pessoas não enxergam, mas estão sendo executadas constantemente. A gestão do prefeito Marcelo Belinati, desde o primeiro mandato, vem fazendo um investimento grande na manutenção e restauração de pontos problemáticos ou que costumam alagar com as chuvas”, afirmou.
Nesse sentido, Canhada citou que a cidade conta com o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável, por meio do qual, segundo ele, cerca de R$ 20 milhões em investimentos já foram realizados pela atual gestão. “Este trabalho significa empenho nas ações para dar mais conforto, segurança e dignidade às pessoas. Estamos mexendo em pontos da cidade que precisavam de tratamento há muitos anos e não recebiam atenção devida do poder público. Continuaremos atuando onde for preciso e muitas obras estão vindo para os próximos anos”, concluiu.