Destaques

Programa especial mostra os passos de Londrina do passado ao futuro

Entre os entrevistados está o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que ajudará a contar a história da cidade

Para onde Londrina caminha? A pergunta permeia um programa especial de aniversário dos 88 anos de emancipação do município, comemorados neste sábado (10), e exibido pela TV Tarobá. Com o título “Londrina, 88 anos – os passos rumo ao futuro”, a proposta vai além de recontar fatos históricos.

O objetivo é instigar o telespectador a uma reflexão com olhar ao futuro. “Um futuro bem próximo, já que daqui a apenas 12 anos, Londrina chega ao seu primeiro centenário”, lembra a jornalista Patricia Chiosi, coordenadora de conteúdo do Grupo Tarobá de Comunicação, e idealizadora do projeto.

A viagem no tempo faz parte do programa, baseada em entrevistas com o historiador Wander de Lara Proença, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Faculdade Tecnológica Sul Americana (FTSA), que vem pesquisando a fundo a história de Londrina nos últimos anos. E ainda com a diretora do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, também docente do Departamento de História da UEL, que faz literalmente um passeio pelas exposições do Museu junto com Patricia.

Os fatos são narrados não em uma linha cronológica, mas sim com o vai-e-vem de pensamentos e reflexões sobre como Londrina chegou ao presente e como ela se prepara para o breve futuro, na trajetória rumo aos 100 anos. Entrevistas com o gerente regional do SEBRAE, Fabrício Bianchi, com o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo El Kadre, o presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e atual diretor-comercial Ângelo Pamplona e com o prefeito Marcelo Belinati completam os relatos.

O programa usa imagens com intenção metafórica de ‘passos’ de pessoas do presente e do passado se revezando na telinha, inclusive da apresentadora logo no início, como se estivesse desembarcando na história. “Quisemos reforçar a sensação de que desde os primeiros que pisaram nessas terras fertilíssimas do norte do Paraná, até os moradores atuais, todos ‘transitam’ por Londrina, buscando cada um seu espaço para se encontrar nos próximos marcos”, resume Patricia.

Uma “justiça histórica” está contida no Especial: Londrina não começa com a primeira caravana de 1929, expedição heroica enviada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, idealizada por ingleses para lotear e colonizar espaço, o que atraiu a vinda de povos de 33 etnias para o futuro município. Londrina começa há milhares de anos, com tribos indígenas, tantas vezes esquecidas pela história oficial. E todos se juntaram na única identidade comum possível, que são os “pés vermelhos”.

Outro destaque é a “presença” de George Craig Smith (in memorian), o chefe da primeira caravana, em trechos de uma entrevista televisiva, concedida quando o pioneiro tinha mais de 80 anos de idade, e que faz parte do acervo do Museu, cedido para o programa. Motivos não faltam para assistir ao especial, que tem uma hora de duração ao todo e vai ao ar neste sábado, às 12h. A jornalista responsável, que também é apaixonada por Londrina e vem pesquisando sua história há vários anos, já produziu dois documentários sobre a cidade (80 e 85 anos), mas garante que esse não se trata de mais um. “Minha pretensão foi de mergulhar o londrinense como parte dessa trajetória, misturando passado, presente e futuro, em falas e cenas, convidando os quase 600 mil habitantes de hoje a se fazer a mesma pergunta: onde Londrina quer chegar?”, finaliza Patricia Chiosi.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos