GM realiza manobra de Heimlich e salva criança engasgada no centro de Londrina
Familiares pediram socorro aos guardas municipais enquanto passavam pelo local; menina de dois anos havia engasgado com uma bala
Uma equipe da Guarda Municipal de Londrina realizava um Ponto Base (PB) em frente à Catedral Metropolitana, por volta das 21h35 de ontem (14), quando recebeu um pedido de socorro por parte uma família após uma criança de dois anos ter engasgado com uma bala. A ação ocorreu em decorrência da Operação Londrinatal, que tem como objetivo levar mais segurança para a população durante o período das compras de Natal.
Imediatamente, os guardas iniciaram o procedimento da manobra de Heimlich e, em poucos segundos, conseguiram desobstruir a via aérea da criança. Na sequência, a menina voltou a respirar normalmente, não sendo necessário o acionamento do socorro especializado.
Júlio Cesar de Oliveira, pai da menina, agradeceu a resposta rápida da equipe ao pedido de ajuda. “A Guarda Municipal fez um trabalho excelente. Minha filha se engasgou aqui no Calçadão e eles rapidamente nos atenderam, e muito bem. Ajudaram eu e minha esposa a desengasgar minha filha de dois anos, e estão de parabéns pelo trabalho. Agradeço muito a Guarda Municipal de Londrina pela presteza e cuidado”, concluiu.
A Manobra de Heimlich é uma medida de primeiros socorros para ser aplicada nos casos de engasgo, seja por alimentos sólidos, bebidas ou outros objetos. O objetivo é eliminar o que está impedindo a pessoa de respirar. Assim, o movimento permite a liberação das vias aéreas, evitando a perda da consciência e até mesmo mortes por asfixia. Mais detalhes e dicas sobre a Manobra de Heimlich podem ser conferidas neste endereço https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=104383 .