Região sul recebe primeira reunião do Plano Plurianual 2014-2017
Encontro contou com aproximadamente 200 pessoas; ao todo serão realizadas 12 audiências com a população
Mais de 200 moradores da região sul participaram, ontem (14), da primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017. O encontro contou com a presença do prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, secretários municipais e das vereadoras Elsa Correia e Sandra Graça. A ação foi realizada na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que fica na rua João Alves da Rocha Loures, 3.655, jardim Cristal, região sul.
Os participantes puderam escrever quais consideram as prioridades para a região onde moram. Entre os pedidos feitos, há solicitações para mais unidades básicas de saúde, melhorias na segurança, na iluminação pública, limpeza pública, novos ecopontos, melhoria de infraestrutura, pavimentação e limpeza nos bueiros. Além de escreverem as solicitações, que serão organizadas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, alguns puderam falar diretamente aos representantes do poder público municipal que estavam no local.
O prefeito ressaltou a importância da audiência e da participação dos moradores reivindicando o que precisam para a região onde moram. Ele disse que a Prefeitura deve trabalhar de acordo com o desejo da comunidade. “Se as pessoas não disserem o que querem, não participarem deste momento, não estarão contribuindo com a administração municipal e com a melhoria da cidade.”
Kireeff explicou que as decisões das pessoas serão analisadas e a efetivação dos pedidos se dará após análise técnica, dentro dos limites do orçamento do Município. “A gente tem um limite do dinheiro, mas vamos trabalhar para que os desejos da população se encaixem nesse limite. Mas não haverá promessas sem cumprimento”, salientou.
Também o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, destacou o compromisso da administração em respeitar as demandas apresentadas pela população, sempre dentro dos limites do caixa da Prefeitura. “As pessoas devem elencar as prioridades para cada ano. Mas todas vão passar por análise técnica e financeira. Faremos uma programação de médio prazo e teremos um instrumento de planejamento para a cidade. É um plano inicial de longa caminhada para melhorar Londrina”, ressaltou.
O assessor da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antonio de Souza, explicou aos participantes que o PPA é um planejamento para os próximos quatro anos. Ele ressaltou a importância da participação das pessoas e enfatizou que tudo deve ser feito dentro da legalidade. “O poder público só pode fazer o que a lei autoriza e o PPA é uma forma organizada para atingir objetivos e metas, dentro dos recursos do Município. É um planejamento em que se detalha as escolhas que a população quer que se sejam feitas pela administração municipal.”
A conselheira de saúde do União da Vitória, Sônia Cândido, presente na audiência, chamou a atenção para a participação das pessoas. “É importante que a população compareça e ajude nas decisões. É uma oportunidade que ninguém deve perder, não podemos deixar de dar nossa opinião e demonstrar o que queremos.”
José Guilherme Alves, que também participou do encontro, afirmou que é preciso que a população vá às audiências e dê a sua opinião. Ele destacou que é muito importante as pessoas reivindicarem aquilo que querem e manifestem seus desejos. “A gente precisa demonstrar o que quer. Não pode ficar de cabeça baixa, só esperando que o prefeito venha e faça. É preciso dizer o que fazer.”
Nem só os moradores da região participaram da audiência. A americana Betty Knigton, do Wes Virginia Center for Civic Life, esteve no local conhecendo como é elaborado o PPA. “Estou aqui aprendendo, tentando entender como a comunidade e o governo trabalham juntos. Tanto os Estados Unidos quanto o Brasil querem comunidades fortes. Vi aqui o movimento do cidadão participativo e o governo respondendo as demandas. As pessoas que estão participando se preocupam e expressam o que desejam com paixão”, destacou.
Para o encontro de ontem foram convidados os moradores da Chácara Bela Vista, Jardins Campos Elíseos, Franciscato, Franciscato II, Novo Franciscato, Itapuã, Cristal, Nova Esperança, Perobal, Novo Perobal, São Marcos, Cafezal, Alto do Cafezal, Piazentin, Jatobá, Santa Joana, União da Vitória I, União da Vitória II, União da Vitória III, União da Vitória IV e União da Vitória V, Maravilha, Tarobá, Tarobá I, Tarobá II, Atlanta, Del Rey e Acapulco; conjuntos Jamile Dequech, Saltinho, São Lourenço, Tito Carneiro Leal, Bárbara Daher, Gomes dos Santos, Anibal Siqueira Cabral, Antônio Marçal Nogueira; Assentamento Cristal; Parque das Indústrias, Ouro Branco, Parque Industrial Kiugo Takata; além do Residencial Quadra Sul e Residencial Café Cereja.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Planejamento realizará 12 audiências com a população, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Além de ontem, estão previstos encontros nos dias 21 e 28 de março, 4, 11,18 e 25 de abril e 2,7,9,16 e 23 de maio.
Fotos: Luiz Jacobs