Cidadão

Londrina tem mais um caso de varíola dos macacos confirmado

Total de casos registrados na cidade chegou a 13; o paciente do sexo masculino, que está na faixa etária entre 40 e 50 anos, já cumpriu o período de isolamento domiciliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta terça-feira (27), mais um caso positivo de varíola dos macacos em Londrina, referente a uma pessoa do sexo masculino, na faixa etária entre 40 e 50 anos. Com isso, o total de casos registrados na cidade chegou a 13. O resultado do exame foi divulgado na quinta-feira (22) e o paciente, que havia procurado uma instituição de saúde privada, já cumpriu o período de isolamento domiciliar.

Imagem: SMS/Divulgação

Ao todo, 101 notificações foram registradas no município, das quais 75 foram descartadas, cinco tiveram resultados inconclusivos e oito pessoas não fizeram a coleta do material para análise. Dentre os casos confirmados até o momento, três necessitaram de internação, sendo dois pacientes na faixa etária entre 20 e 30 anos e uma pessoa com idade entre 30 e 40 anos.

Transmissão e sintomas – O contágio por contato próximo pode ocorrer, principalmente, por relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada, ou com fluidos corporais, como pus, sangue e saliva da pessoa doente. A varíola dos macacos também pode ser transmitida através do contato com objetos contaminados, tais como toalhas, roupas de cama, talheres, pratos e outros utensílios que foram manuseados pela pessoa infectada.

Entre os principais sintomas da doença, estão erupções cutâneas (feridas na pele), febre, dores no corpo e na cabeça, ínguas, calafrios e fraqueza. O período de transmissão ocorre até que as lesões cicatrizem completamente e uma nova camada de pele se forme.

Na maioria dos casos, a varíola dos macacos evolui de forma benigna e os sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas. Todas as pessoas com sintomas compatíveis devem procurar atendimento médico imediatamente e adotar as medidas de isolamento recomendadas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos