Cidade

Prefeito recebe visita de representante do governo japonês

Makoto Yamashita da província de Hyogo estava acompanhado do historiador da colônia nikkey, Osamu

Toyama e do vereador Roberto Kanashiro  

HyogoLJPO prefeito Alexandre Kireeff recebeu na tarde de hoje (19), em seu gabinete, a visita de Makoto Yamashita, representante do governo japonês da província de Hyogo, coirmã do Paraná. O representante estava acompanhado do historiador da colônia nikkey, Osamu Toyama e do vereador Roberto Kanashiro.  Durante a visita conversaram sobre assuntos como intercâmbio e parcerias nas áreas de economia, tecnologia e agropecuária, além de trocarem presentes.

Alexandre Kireeff disse sentir-se honrado em recepcionar os visitantes. “É muito importante estreitar esses laços que já temos da coirmandade com Hyogo e com Nishinomiya, que é cidade coirmã de Londrina. Estamos abertos a parcerias que tragam progresso e desenvolvimento e no que depender da administração estaremos fazendo o planejamento e estudos necessários para concretizar as ações”, ressaltou o prefeito.  

Makoto Yamashita destacou o interesse do governo japonês em trazer investimentos para a região. ”Na área agrícola existem muitas opções como a soja que é muito utilizada na base da alimentação japonesa, assim como na fabricação de shoyu. O intercâmbio entre cooperativas se mostra economicamente viável e importante para os dois países”, destacou.

O vereador Roberto Kanashiro se mostrou animado com a receptividade e interesse da nova administração em estabelecer parcerias. “Antes não havia a visão do planejamento. Percebemos que a nova administração e o prefeito Alexandre Kireeff têm essa visão. Porque não adianta apenas falar é preciso planejar. Nossa região é privilegiada e não podemos ficar para trás por falta de planejamento”.

 

Cidade inteligente

 

Prefeito recebe visita de representante do governo japonêsNa tarde de quarta-feira (20), foi a vez do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, visitar o prefeito, acompanhado do gerente de novos projetos da Hitachi no Brasil, Emil Kosuke Seko, e representantes da comunidade nipo-brasileira em Londrina. Também organizado pelo vereador Roberto Kanashiro, o encontro serviu para reforçar os laços entre a entidade e o município.

Oshiro é um entusiasta do conceito de cidades inteligentes, muito aplicado no Japão, e acredita que ele deve ser adotado no Estado. O conceito envolve integração de serviços vitais como energia, destinação do lixo e esgoto, transporte e trânsito e tem a tecnologia como base. Ele citou como exemplo Tóquio, que tem população semelhante a de São Paulo mas não enfrenta congestionamentos.

Kireeff ressaltou que o Município vai se empenhar para fortalecer o relacionamento com suas cidades irmãs, como Nishinomia, e com a comunidade nipônica. “Temos vários pontos favoráveis para esse intercâmbio”, disse. Para o prefeito, esse relacionamento deve ser baseado na cooperação.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos