Cidadão

Prefeitura realiza segunda audiência pública na região sul

Participantes tiveram a oportunidade de falar diretamente com os secretários sobre as prioridades da região

Participantes tiveram a oportunidade de falar diretamente com os secretários sobre as prioridades da regiãoA Prefeitura de Londrina realizou na noite de ontem (21), na região sul, audiência pública, com a presença do prefeito Alexandre Kireeff e secretariado municipal, para debater a elaboração do Plano Plurianual (PPA), 2014 a 2017. Cerca de 150 moradores da região participaram com o objetivo de levantar as principais demandas, que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. O encontro foi realizado na escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada à rua Veneza, 115, jardim Piza, região sul.

O prefeito Alexandre Kireeff deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da audiência. “Esse é mais um encontro importante, para que possamos ouvir a população. Esse é um direito da população e o caminho para ter a cidade que queremos com honestidade, transparência e melhor aproveitamento dos recursos”, salientou.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, deu as boas vindas aos participantes e falou da importância da audiência. “É um momento muito importante. Estamos aqui não só para cumprir um preceito legal, mas também para através desse contato direto com a comunidade, ouvir seus anseios e necessidades”, destacou.

Participantes tiveram a oportunidade de falar diretamente com os secretários sobre as prioridades da regiãoO assessor da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antonio de Souza, fez uma breve explanação aos participantes sobre o PPA. “É um planejamento para os próximos quatro anos, que por lei deve ser elaborado no primeiro ano e tem vigência no segundo ano da nova gestão. As obras devem ser apontadas por critério de necessidade, as demandas apresentadas serão organizadas pela secretaria de Planejamento, para análise técnica e financeira da viabilidade”, esclareceu.

Para o médico e morador da região José Renato Fabretti, a presença do prefeito e secretários foi uma boa surpresa. “Não esperava a presença de todos. Achei que estariam apenas os assessores. Então esta é uma oportunidade ímpar de diálogo, de falar abertamente sobre as necessidades do bairro e até irregularidades com total liberdade de expressão. Creio que as demandas serão bem encaminhadas porque são baseadas na lei, naquilo que é correto”, destacou.

A moradora Luzia Basílio Nogueira disse que a audiência é uma oportunidade de se falar diretamente com a administração municipal. “Nem sempre a população tem a oportunidade de falar diretamente com o prefeito e secretários para dizer o que precisa. Acho que deveria ter mais audiências e com mais divulgação para que mais pessoas pudessem participar.”

Os participantes tiveram a oportunidade de escrever ou ainda falar diretamente com os secretários sobre as ações que consideram prioritárias para a região onde moram. Entre os pedidos mais freqüentes, há a construção de mais creches, escolas, unidades básicas de saúde, ciclovias, melhorias de rotatórias e segurança.Os participantes tiveram a oportunidade de escrever ou ainda falar diretamente com os secretários sobre as ações que consideram prioritárias para a região onde moram. Entre os pedidos mais freqüentes, há a construção de mais creches, escolas, unidades básicas de saúde, ciclovias, melhorias de rotatórias e segurança.

O Plano Plurianual está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.

Próximas Audiências

O próximo encontro está previstos para a próxima terça-feira (26), às 19h, na Escola Estadual Carlos de Almeida, situada na rua Florestópolis, 457, Conjunto Habitacional Lindóia.

Outras audiências já estão agendadas para os dias 4, 11,18 e 25 de abril e 2,7,9,16 e 23 de maio. Ao todo, a Secretaria Municipal de Planejamento realizará 12 audiências com a população, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos