Destaques

Atividades voltadas à humanização do serviço público foram o foco da SMRH em 2022

Trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos incluíram campanhas sobre inclusão, ações de estímulo à doação de sangue e iniciativas de integração com outros órgãos

Visando promover a integração e o bem-estar dos servidores municipais, o incentivo à qualificação profissional e o senso de responsabilidade social, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) realizou um grande número de atividades para esse público em 2022, inclusive em parceria com outras instituições. De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o trabalho executado pela pasta no ano passado teve como foco principal as ações voltadas à humanização.

Secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci (à esquerda). Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

“O ano de 2022 marcou efetivamente o retorno das atividades presenciais e, imbuídos desse espírito, nós investimos em ações mais direcionadas para um processo de humanização do nosso RH. Isso era necessário porque o setor estava muito voltado à parte processual e pouco atrelado à causa humanística e, nesse momento, estamos construindo uma nova realidade. Buscamos humanizar cada vez mais os procedimentos, promover o contato entre as pessoas e o estímulo à responsabilidade social, e planejamos e executamos nossos trabalhos de acordo com essa abordagem”, salientou Bellusci.

Confira algumas das principais realizações da Secretaria Municipal de Recursos Humanos no ano passado:

Foto: Vivian Honorato/ NCom/Arquivo

Café com RH – Por meio do decreto no 1.267/2022, a Prefeitura instituiu o Programa de Atenção ao Servidor. Entre outros objetivos, a medida pretende promover a política de valorização e qualidade de vida do servidor, disseminar conhecimento aos servidores sobre temáticas de Recursos Humanos e estimular a conscientização sobre inclusão, diversidades e prevenção ao assédio.

Coordenado pela SMRH, o programa abrange diferentes projetos, como o Café com RH que, através de encontros mensais, contou com a participação de 292 pessoas em 2022. A iniciativa é voltada principalmente para servidores de outras secretarias e órgãos que interagem com frequência com a SMRH, para que se tornem multiplicadores e transmitam as informações adquiridas aos colegas.

Entre outros parceiros, o Café com RH conta com a colaboração do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), que organiza, anualmente, uma das sessões da ação. “O Café com RH também está ligado à atuação das nossas bancas de concursos públicos, que realizam as entrevistas de confirmação para os candidatos inscritos como afro-brasileiros ou pessoas com deficiências. As bancas haviam sido suspensas por conta da pandemia, e substituídas por outros procedimentos, mas em 2022 pudemos retomar essas importantes ações, que promovem um trabalho de conscientização e sensibilização”, afirmou Bellusci.

Foto: Vivian Honorato/NCom/Arquivo

Plantão RH – Outro destaque do Programa de Atenção ao Servidor é o Plantão RH, atividade em que as equipes da Secretaria Municipal de Recursos Humanos orientam servidores que integram as equipes operacionais de outros órgãos municipais sobre seus direitos e possibilidades de investimentos na carreira.

Realizada de forma lúdica e acessível, a ação foi concluída junto a 34 servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), e está em andamento na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), contemplando 124 participantes.

Foto: SMRH/Divulgação

Doação de sangue – Promovida em parceria com o Hemocentro do Hospital Universitário (HU), a campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”, contabilizou quase 500 doações de sangue entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022.

A iniciativa é organizada anualmente, de acordo com um cronograma em que os servidores de cada secretaria ou órgão municipal são estimulados a fazer sua doação em um determinado mês.

A Prefeitura também encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto que deu origem à lei municipal 13.479/2022, que isenta o pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos para doadores de sangue, medula óssea e leite materno. Em vista da inclusão das doadoras de leite materno na norma, essa é uma legislação inovadora no Brasil. 

Assistência psicológica aos guardas municipais – Em 2022, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Social, implantou o programa de Saúde Mental, voltado aos guardas municipais.

Através dele, duas psicólogas da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) vão duas vezes por semana à sede da Guarda Municipal, onde oferecem atendimentos individuais, em um ambiente reservado, aos profissionais atuantes em diferentes setores da pasta. O trabalho contempla todos os servidores, com o objetivo de promover a preservação da saúde mental dos guardas e prevenir a ocorrência de doenças psicológicas, mas é dada prioridade àqueles que vivenciam situações mais estressantes, como confrontos armados, entre outros tipos de incidentes.

Outra iniciativa importante foi a entrega dos laudos técnicos elaborados pela DSO, que realizou uma análise técnica das condições ambientais de trabalho dos servidores da GM, inserindo a leitura do cenário atual e as possibilidades de melhorias. A realização desses estudos é exigida para a implementação dos programas de saúde e segurança ocupacional preconizados pelo Ministério do Trabalho. Inclui, ainda, o enquadramento no Anexo III da Norma Regulamentadora (NR) nº 16, referente à concessão de adicional de periculosidade aos servidores da Guarda Municipal.

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Programa de Desenvolvimento de Líderes – As atividades do Programa de Desenvolvimento de Líderes, iniciativa promovida em parceria entre a SMRH e a Pitágoras Unopar, contemplaram 276 participantes em 2022. Direcionado aos servidores municipais que ocupam funções de coordenadoria, gerência, diretoria e assessoria, o PDL visa preparar lideranças capacitadas, desenvolvendo suas habilidades e atitudes estratégicas, com melhorias na comunicação, motivação e produtividade.

Desde seu início, em 2021, o programa já capacitou 593 alunos.

Segurança no Trabalho – Com o objetivo de evitar acidentes e promover mais segurança no ambiente de trabalho, a Diretoria de Saúde Ocupacional realizou inspeções em 114 locais da Prefeitura. Além disso, foram oferecidos 14 treinamentos de Segurança do Trabalho para servidores municipais.

Por meio da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSSO), a Secretaria Municipal de Recursos Humanos produziu dois manuais com orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e procedimentos para a aquisição desses itens. Os materiais são direcionados à Gerência de Vigilância Ambiental (GVA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Voltada a conscientizar os servidores para que se tornem multiplicadores das práticas preventivas para a saúde e segurança no trabalho, a Campanha Abril Verde, que é realizada anualmente, atingiu 2.887 pessoas em 2022. 

Divulgação

Rede de Descontos – Através do decreto municipal 1.008/2022, a Prefeitura instituiu o Programa Rede de Descontos do Servidor do Município de Londrina, que visa aquecer a economia local e estimular o consumo dos servidores na própria cidade. Por meio da iniciativa, a administração municipal passou a contar com uma ferramenta on-line, disponível no Portal do Servidor, onde divulga informações sobre descontos e promoções oferecidas aos servidores por empresas ativas em Londrina (acesse aqui).

A critério das empresas participantes, os benefícios também podem ser estendidos aos familiares dos servidores. Para integrar o programa, os empreendimentos devem fazer seu cadastro na página da iniciativa. 

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Eventos – Com o efetivo retorno das atividades presenciais, um dos principais destaques de 2022 foi a programação do Mês do Servidor, realizada em outubro. Contando com palestras, cursos, homenagens e um festival esportivo – conduzido em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) – o evento contemplou 766 participantes.

Entre as atividades do Mês do Servidor, estiveram as oficinas de produção de tsurus, origamis que representam o grou, pássaro associado na cultura japonesa a bons presságios e esperança. Os trabalhos resultaram na criação de uma cortina formada pelas figuras, que foram colocadas no saguão da Prefeitura de Londrina.

Além disso, também foram produzidos origamis na cor rosa – em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama – que foram levados ao Hospital do Câncer de Londrina, onde também fizeram parte de uma instalação. Dessa forma, a atividade procurou atingir outros públicos além dos servidores municipais, promovendo a responsabilidade social e a solidariedade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos