Inscrições para a quarta temporada do Projeto Brisa se encerram no final do mês
Interessados em participar do Brisa: Saraus Artísticos tem até às 20h do dia 29 de janeiro para preencherem o formulário de inscrição; resultado será divulgado no dia 3 de fevereiro
A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) recebe, até às 20h do dia 29 de janeiro de 2023, novas inscrições para a quarta temporada do Projeto Brisa. A ação realizará, ao longo dos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho, saraus artísticos itinerantes por toda a cidade, alimentando a arte e a cultura de rua londrinense. Para participar da seleção de artistas e atrações, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado no site da iniciativa (acesse aqui).
Realizado em Londrina desde 2018, o projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pelo Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).
Conforme o coordenador do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, Valdir Grandini, o principal objetivo do Brisa é promover a cultura entre pessoas em situação de rua. “Dentro de nosso calendário cultural anual de Londrina, há vários momentos em que o público pode fruir da cultura na cidade, e o Projeto Brisa é um ótimo exemplar desses momentos. Muito além disso, ele também é importante pois leva às pessoas novas leituras sobre o mundo. E, chegar a quarta edição significa crescimento, não apenas para este projeto, mas também para a cultura londrinense que, a cada dia, vai tendo esses momentos de efervescência cultural, transformando Londrina em um importante polo cultural no país, fora das capitais, em termos de programação e criação cultural”, disse Grandini.
De acordo com o edital publicado pela organização do Brisa, serão selecionadas 15 atrações, de qualquer linguagem artística, para compor a programação cultural dos quatro saraus que serão realizados nos próximos meses. As inscrições só poderão ser feitas em nome de pessoas jurídicas, como empresas, associações, produtoras, microempreendedores e MEIs, sendo válidas apenas as que estiverem corretamente preenchidas e enviadas dentro do prazo.
O produtor do Projeto Brisa, João Vitor Ribeiro, explicou que a seleção das propostas artísticas enviadas será feita pela equipe organizadora da ação cultural, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. “Foram disponibilizados para o Projeto Brisa, através de recursos do Promic, um total de R$ 60.000,00 para a realização desta temporada do projeto, sendo R$ 9.000,00 exclusivamente para o pagamento dos cachês dos selecionados neste edital. E, para selecionar as atrações que farão parte da nossa programação, a nossa comissão irá observar se os inscritos cumpriram todas as exigências técnicas, se as proposições possuem relevância artística, levando em consideração o nosso público alvo. Nosso objetivo é ter uma programação preenchida, majoritariamente, por artistas de rua ou que trabalham essa temática da arte de rua. Também serão levados em conta o custo-benefício e o ineditismo, apesar deste último não ser obrigatório”, contou o produtor.
Ainda segundo Ribeiro, cada uma das atrações artísticas selecionadas através do edital receberá um cachê no valor de R$ 600,00. “Sempre após a data de sua apresentação e mediante a conferência da documentação necessária”, completou. Os selecionados serão informados pela organização do Brisa por meio do e-mail ou telefone registrados na ficha de inscrição, após a publicação oficial do resultado do Edital – prevista para o dia 3 de fevereiro de 2023.
No formulário, os interessados deverão preencher as lacunas com informações como linguagem artística, história pregressa da atração ou do coletivo/grupo, descrição da proposta de apresentação, ficha técnica, necessidades técnicas, classificação indicativa e duração da atração, por exemplo. Para mais informações e outros esclarecimentos, entre em contato com a organização do Brisa através do e-mail projetobrisa2018@gmail.com ou por meio das redes sociais, no Instagram e no Facebook.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.