Cidadão

Guarda Municipal realiza dinâmica do Janeiro Branco com foco na saúde mental dos servidores

Ação proporcionou um espaço de escuta, reflexão e acolhimento para guardas que atuam nos setores operacional e administrativo

Dentro da programação do Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde mental, a Guarda Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (30), a dinâmica Operação Cabeça Fria, no Centro de Formação da instituição. A ação foi voltada aos guardas municipais dos setores operacional e administrativo, com foco no autocuidado, na escuta e na valorização emocional dos servidores.

Foto: Bruno Amaral/SMDS

A iniciativa proporcionou um momento de pausa na rotina de trabalho, criando um ambiente leve e acolhedor para reflexão sobre emoções, desafios do cotidiano profissional e a importância de reconhecer limites. A proposta também buscou orientar os participantes sobre onde e como procurar ajuda quando necessário, reforçando que cuidar da saúde mental é parte fundamental da atuação na segurança pública.

A condução da dinâmica ficou sob responsabilidade da guarda municipal Letícia Caroline Mendes, que destacou a importância de espaços como esse dentro da instituição. Segundo ela, ações que abordam a saúde mental já vinham sendo trabalhadas anteriormente e demonstraram resultados positivos no ambiente de trabalho. “A instituição tem promovido atividades diferentes dentro deste tema, criando um espaço de escuta e acolhimento para que os guardas possam compartilhar vivências da rotina de trabalho e expressar sentimentos. Essas iniciativas mostram o quanto é importante olhar para o servidor de forma integral”, explicou.

Foto: Bruno Amaral/SMDS

Durante a dinâmica cada pessoa teve que estourar um balão que continha uma frase que estimulava alguma ação, seja uma lembrança de uma história que marcou durante o exercício da profissão, um elogio a algum parceiro de serviço, entre outras questões relacionadas ao trabalho.

A segurança pública é reconhecida como uma das profissões mais estressantes, exigindo constante equilíbrio emocional e psicológico. Nesse contexto, atividades como a Operação Cabeça Fria funcionam como momentos de descompressão, auxiliando na organização emocional dos agentes, fortalecendo o cuidado com a saúde mental e refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população.

Foto: Bruno Amaral/SMDS

Durante a ação, também foi destacada a importância do fortalecimento dos vínculos entre os servidores. Para o secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, iniciativas desse tipo contribuem para criar um ambiente mais humano e colaborativo. “A proposta é aproximar cada vez mais a instituição das pessoas, criando espaços de diálogo e convivência. Essa relação é fundamental, porque permite que a gente trabalhe junto, fortalecendo vínculos e construindo um ambiente mais humano. Quando falamos em saúde mental, falamos também em amizade, parceria e pertencimento”, ressaltou.

A ideia da SMDS é ampliar a dinâmica, ao longo dos meses, reforçando o compromisso com o bem-estar dos servidores e com a construção de uma Guarda Municipal cada vez mais integrada, preparada e consciente da importância do cuidado emocional no exercício da função.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos