Prefeitura realiza audiência pública na região oeste
Objetivo é a formulação do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, juntamente com a equipe de governo estiveram ontem(19) na Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno, localizada na rua José Boralli, 325, no Jardim Santiago. Foi a sexta audiência pública para a formulação do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017, segunda na região oeste. Participaram do encontro 60 cidadãos.
Entre os pedidos da comunidade teve solicitação para instalação de academia ao ar livre, mais segurança na região, melhorias na área da saúde, pavimentação e faixa elevada.
O prefeito destacou a importância da população na formulação do plano e explicou que o PPA vai contemplar as demandas apresentadas pelos cidadãos, sempre respeitando os limites financeiros da prefeitura e a avaliação técnica. Ele destacou ainda que o plano vai abranger as diferentes regiões da cidade.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, destacou que o PPA é uma forma de organização de como a Prefeitura vai gastar o dinheiro nos próximos anos. Ele disse que os recursos serão investidos em ações de acordo com as necessidades dos cidadãos.
O assessor da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antonio de Souza, explicou o que é o PPA e enfatizou que a Prefeitura fará ações sempre dentro da legalidade. Ele destacou ainda que a administração municipal optou por várias audiências para que o Plano contemple toda a cidade.
Ligia Maria Rodrigues, que esteve presente na audiência, considerou muito boa a oportunidade da população poder falar ou escrever o que quer. “É muito bom, pois assim, a administração pode ouvir o que a comunidade tem a dizer”, enfatizou.
Para Aparecido Murari, que também esteve presente na audiência, a ação é muito importante para a população. “Só a administração vir para cá, já demonstra o interesse da prefeitura em resolver os problemas. É assim que deve ser mesmo, o prefeito tem que visitar os bairros e ouvir a população”, defendeu.
O objetivo das audiências é levantar as principais demandas da região que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. O PPA está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.
Ao todo, a administração municipal realizará 12 audiências públicas, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Após a de ontem, também serão realizados encontros nos dias 25 de abril e 2, 7, 9, 16 e 23 de maio. A próxima audiência vai contemplar os distritos de São Luiz e Guaravera.
Além das audiências públicas, a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br, no link “Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina”, que está localizado na parte superior da página.
Fotos: Luiz Jacobs