Cidade

Fecomércio anuncia início das obras do cadeião

O local vai abrigar um centro cultural, com atividades em diferentes áreas; na região norte será construído um centro educacional

Fecomércio anuncia início das obras do cadeiãoO prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, recebeu ontem (18), em seu gabinete, o presidente da Fecomércio, Darci Piana que anunciou o início das obras de revitalização do antigo cadeião de Londrina, localizado na rua Sergipe, 25, no Centro da cidade, e a previsão do início da construção de um centro educacional voltado para atividades de educação e formação profissional, nas ruas Cegonha e Odilon Braga com a avenida Saul Elkind (região norte).

O espaço onde funcionou a 10ª Subdivisão Policial, antiga Cadeia Pública de Londrina foi doado pelo município e outorgada a permissão de uso pelo prazo de 20 anos do prédio, revitalizado, como centro cultural. A lei municipal que permitiu a doação do terreno data de 9 de novembro de 2010. A revitalização feita pela Fecomércio é a contrapartida da Federação aos terrenos recebidos.  O município doou uma área total de 4.000 m² ao Senac e de 5.134,37 m² ao Sesc.
 
O antigo cadeião será um centro cultural, com atividades musicais, lúdicas, teatrais e de dança. O local onde funcionavam as celas dará espaço para construção de auditório, biblioteca, salas de oficinas, cursos, galeria, atelier de artes, salas para ensaios. As características do prédio serão mantidas, por se tratar de edifício histórico de Londrina.
 
SESC/SENAC

Na região norte será construído um centro educacional voltado para atividades de educação e formação profissional. Serão ofertados 547 cursos para atender às pessoas de baixa renda e alunos de escola pública. O início da obra deverá ser definido assim que aprovado o estudo de impacto de vizinhança do projeto, que deve ocorrer nos próximos dias. A estimativa de Piana é de que a construção comece dentro de 90 a 120 dias.Na região norte será construído um centro educacional voltado para atividades de educação e formação profissional. Serão ofertados 547 cursos para atender às pessoas de baixa renda e alunos de escola pública. O início da obra deverá ser definido assim que aprovado o estudo de impacto de vizinhança do projeto, que deve ocorrer nos próximos dias. A estimativa de Piana é de que a construção comece dentro de 90 a 120 dias.

Os cursos ofertados serão de curta duração de, no máximo, 160 horas, em atividades como: balconista, vendas e atendente. Os cursos ofertados fazem parte do Programa Senac Gratuidade (PSG), que atende àqueles que precisam de qualificação imediata. Serão atendidas 1.800 pessoas por dia.
 
Na área ofertada para o Sesc a prioridade é o esporte. No local, será construído ginásio de esportes integrado, com academias e salas de ginástica. O Sesc ainda irá ofertar atendimento nas áreas de cultura, assistência social, educação, saúde e lazer. Será construída também uma escola infantil, com salas para atualização pessoal e inclusão digital. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente à população.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos