Cidadão

Vila do Circo promove atividades especiais durante as férias escolares

Espaço realiza aulas e treinos gratuitos de capoeira e breakdance para público de todas as idades

Desde o dia 10 de janeiro de 2023, a Vila Cultural Circo Escola está promovendo uma programação especial para o período de férias escolares, com atividades gratuitas de capoeira e breakdance. As oficinas acontecem em diferentes dias da semana e, a depender da atividade, há limitação de idade, sendo que para alguns cursos é necessário conhecimento prévio. Para participar, não é preciso se inscrever previamente. Basta comparecer à Avenida Saul Elkind, 836, zona norte, nos horários divulgados pela Vila do Circo.

Segundo a gestora de Comunicação da Associação Londrinense de Circo (ALC), Talyta Elen Ferreira Teodoro, as atividades de capoeira são realizadas sempre às terças e quintas, das 19h30, sob a responsabilidade do Grupo Senzala. Já os treinos de breakdance acontecem às terças e quintas, às 20h, e aos sábados, às 16h. “Sabemos que é de extrema importância manter um espaço aberto oferecendo atividades gratuitas durante o período de férias escolares. Isso porque, neste período, muitos pais que não tem condições encontram dificuldades em colocar seus filhos, crianças e adolescentes, em atividades que desenvolvam o aprendizado e a coletividade. Então, temos consciência de que um dos nossos papéis fundamentais é promover alternativas para esse público que, muitas vezes, vive em situação de vulnerabilidade social”, disse Toledo.

O mestre de capoeira Márcio Trachini Codagnone, conhecido como professor Pouca Telha, enfatiza que as aulas de Capoeira são livres para todos os públicos, respeitando a idade mínima de 7 anos. “Atualmente, temos alunos de todas as idades, desde os mais novos, até os 60 anos de idade. Alguns desses alunos já participavam com a gente antes dessas aulas na Vila do Circo mas, a cada dia, chegam novos interessados, nos dando a oportunidade de ampliar o nosso número de participantes. Neste período de férias, nossas oficinas estão contando com cerca de 20 alunos por dia, o que nos mostra o tamanho da aceitação que tivemos do público. A capoeira é uma atividade que possibilita, simultaneamente, o convívio, o respeito com a diversidade existente na sociedade e com a ancestralidade e a preservação do legado histórico-cultural do povo preto. Além disso, a capoeira também contribui com a melhora da autoestima, na medida em que os alunos descobrem que são capazes de realizar os movimentos”, contou.

A arte educadora do Programa Arte Educação, desenvolvido pela ALC, Priscyla Rodrigues Cardoso, responsável pelos treinos de breakdance na Vila do Circo, ressalta que o projeto já acontece há dois anos. “Inicialmente, os nossos treinos aconteciam aos sábados, depois aumentamos para duas vezes na semana e, atualmente, realizamos às terças, quintas e aos sábados. Podem participar de nossos treinos abertos todos que já tenham um conhecimento prévio de breakdance ou, pelo menos, sejam familiarizados com as danças urbanas. Até o momento, temos tido uma recepção bem bacana do público, garantindo uma boa frequência nas nossas atividades. Quem quiser participar, é só comparecer em um dos nossos dias de treino e se juntar ao nosso coletivo de breaking”, salientou Cardoso.

A Vila Cultural Circo Escola é uma das vilas culturais contempladas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria de Cultura de Londrina. Para mais informações sobre as atividades do período de férias, entre em contato com a ACL, pelo número (43) 3322-3708.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos