Destaques

Prefeitura inicia obras de acessibilidade na Unidade Básica de Saúde Três Bocas

No entorno está sendo feita a calçada, piso tátil, guarda-corpo, iluminação pública e paisagismo, além da sinalização viária em frente à unidade de saúde

A Prefeitura de Londrina deu início a execução das obras de acessibilidade no entorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) Três Bocas, localizada no Rodovia João Alves da Rocha Loures (PR-218), Km 193, no Patrimônio Três Bocas (zona rural). No local, está sendo construída uma rampa de acessibilidade, calçadas com piso tátil, guarda-corpo e corrimão, instalação de uma nova rede de iluminação pública e paisagismo. Também será realizada a sinalização viária da rua em frente à unidade.

A construção da rampa terá, ao todo, 102 m² e será feita em piso de concreto cimentado e alisado. Além disso, será executado mais de 6 metros de piso tátil em placa tipo ladrilho de cimento, direcional e de alerta; 96 metros de guarda-corpo e outros 100 metros de corrimão. Também serão plantados 239,34 m² de grama esmeralda e instalados cinco postes fabricados em aço com iluminação em LED, com 10 luminárias.

Obra engloba a construção de uma rampa de acesso, calçadas com piso tátil e instalação de corrimão na rampa e na escada. Foto: Vivian Honorato

A UBS foi implantada em 1988 e passou por uma reforma em 2020, quando a Prefeitura de Londrina investiu R$ 32.234,96 em reparos e manutenções em geral. Agora, estão sendo investidos mais R$ 292.487,52 para garantir mais segurança e conforto às pessoas com mobilidade reduzida, como deficientes físicos, idosos, cadeirantes e pais com carrinho de bebê, entre outros. “Essa obra vem resgatar uma condição e um direito básico, que é o acesso do cidadão até a Unidade Básica de Saúde e vai resolver o problema de acessibilidade, dando mais segurança e conforto para os pacientes, porque as pessoas tinham que passar por um barranco e uma escadaria para acessar a entrada da UBS”, contou o secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, lembrou também que a implantação da rampa de acesso à UBS era uma reivindicação antiga dos moradores do Patrimônio Três Bocas. “Essa obra foi fruto de uma reunião da qual participamos lá com os moradores e uma reivindicação antiga da comunidade.  A Secretaria de Obras fez o projeto e nós viabilizamos os recursos próprios do cofre do Município. Para nós, é uma alegria poder atender aquela comunidade que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade, pois consideramos essa obra muito importante para eles”, disse Canhada.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembrou que a UBS Três Bocas foi contemplada com um pacote de serviços de manutenção corretiva e entregue para a comunidade em 2020. “Após essas obras de melhoria, a comunidade pleiteou também uma obra para garantir a acessibilidade ao prédio, algo que de fato era necessário e importante. A Prefeitura atendeu a essa solicitação e, em breve, a UBS Três Bocas terá uma estrutura que atende às diversas necessidades da população”, afirmou.

A empresa contratada por meio da Tomada de Preços foi a Valor Prestadora de Serviços Ltda, que terá 90 dias para terminar as obras, prazo que se encerra em 21 de março deste ano.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos