Planetário apresenta a história do telescópio
População poderá conferir os filmes Tainá-Kan e Além dos Olhos: a astronomia depois dos telescópios, além do documentário “Como explorar o universo”
Neste sábado (27), a população londrinense tem mais uma opção de lazer. O Planetário de Londrina estará aberto e apresentará um documentário e duas sessões especiais. O filme legendado “Como explorar o Universo” será transmitido a partir das 15h e a entrada é gratuita. O planetário fica na rua Benjamin Constant, 800, região central da cidade.
Em seguida, às 16h, será transmitido o filme “Tainá-Kan – Estrela da Manhã”, ao custo de R$ 3,00. Na história, um indiozinho parte em uma aventura pelo espaço juntamente com a deusa Jaci (Lua), em busca de explicações sobre o dia e a noite. Porém, ele acaba descobrindo muitos outros mistérios sobre o universo, seu planeta e alguns corpos que compõem o sistema solar. Desta forma, o pequeno indiozinho percebe que universo é muito maior que a sua tribo e a floresta onde vive, e que o homem deve cuidar do planeta Terra, preservando o meio ambiente.
Às 17h, será transmitida história “Além dos Olhos: a astronomia depois dos telescópios”. A entrada custa R$ 3,00, sendo que no filme são abordados tópicos como a refração e reflexão da luz, história dos telescópios e seus diversos tipos. A astronomia está presente no pensamento humano desde as eras mais remotas e evolui, consideravelmente, com a criação dos telescópios. Nessa apresentação, é feita uma viagem ao longo da história, passando por momentos marcantes na evolução desse instrumento, seu funcionamento e as revelações que foram possíveis com seu uso.
Foto:Luís Jacobs