Comitê da Dengue apresenta ações amanhã
Durante a reunião, os técnicos mostrarão as atividades realizadas durante o mês de abril, números da doença, novas propostas de trabalho e parcerias
A Secretaria Municipal de Saúde realizará amanhã (26), às 14h, a quarta reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle à Dengue de 2013. O encontro será realizado no Auditório Samuel Pessoa, localizado na Villa da Saúde, avenida Jorge Casoni, 2.350, na região central de Londrina.
O intuito do encontro, que é aberto à comunidade, é apresentar e debater as ações em prol do combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Os técnicos apresentarão um balanço das ações que vêm sendo realizadas na cidade; um comparativo de chamadas recebidas pelo disque denúncia 0800-400-1893; os números de processos encaminhados à Vigilância Sanitária; a nova nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA) para o desenvolvimento do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa); e os trabalhos de limpeza realizados nos Ecopontos de Londrina durante os dias 12 e 18 de abril.
Além desses tópicos, os técnicos mostrarão um vídeo explicativo sobre o uso do inseticida costal de Ultra Baixo Volume (UBV); as atividades realizadas nos cemitérios da cidade; as ações e a situação da região leste em especial do bairro Santa Fé e apresentarão uma proposta de ação para o mapeamento de edifícios com mais de dois andares abandonados.
Segundo o coordenador de Endemias, Jorge Augusto de Sá, o ritmo dos trabalhos desenvolvidos continua o mesmo, pois apesar da queda de temperaturas, não houve controle natural do mosquito.
“Precisamos continuar vigilantes no combate à dengue, porque existem municípios vizinhos que estão vivendo situação de epidemia. Além disso, não houve controle natural do mosquito com a diminuição das temperaturas, o que nos faz vivenciar a mesma situação que estávamos em janeiro e fevereiro. Por isso, é importantíssimo que a população continue cuidando de seus quintais e casas”, explicou o coordenador.
De acordo com os últimos dados, foram confirmados em Londrina 505 casos de dengue e 3.490 suspeitas. O Comitê é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Ambiental, Coordenação Municipal de Endemias e Vigilância Sanitária.
Foto:Ilustrativa