Servidora defende tese de doutorado sobre samba
O sambista Nelson Sargento e o processo criativo do samba fazem parte da pesquisa
A servidora municipal e relações públicas da Prefeitura de Londrina, Juliana dos Santos Barbosa, vai defender na próxima segunda-feira (29), às 9h, sua tese de doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A defesa será realizada na sala 101 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL.
O objetivo da pesquisa era investigar os aspectos da criação artística na cultura do samba, tendo como aporte teórico os estudos culturais e os da esfera das ciências da linguagem. Através da tese intitulada “Nelson Sargento e a cultura do samba: aspectos de criação artística”, a estudiosa comprovou que após um século de história do samba, entre os fatores que o mantém vivo, estão os artistas populares.
“No início, o samba era marginalizado e considerado crime. Depois acabou virando um símbolo nacional e sobrevivendo como cultura de massa e cultura popular. Minha tese defende que os artistas populares têm grande importância no processo de resistência e vitalidade da cultura do samba através dos conteúdos que produzem. Isso porque existem sambas que falam dos mais diversos temas, e na minha pesquisa eu dou destaque às composições que falam do próprio samba, que contam sua história, de seus personagens, dos botequins e que exaltam este estilo musical. O que contribui para a consolidação desta cultura”, explicou a relações públicas.
De acordo com a servidora, a pesquisa será utilizada para a produção dos programas de rádio “Estação Samba”, transmitido pela UEL FM. Além disso, servirá para novos trabalhos acadêmicos e para a qualificação profissional enquanto funcionária pública.
“Há cinco anos produzo o Estação Samba e tenho certeza que os programas estarão mais enriquecidos com estes conhecimentos. Também pretendo consolidar a carreira acadêmica, que venho conciliando com a governamental há 10 anos, e acredito que os estudos da linguagem ampliaram minhas habilidades enquanto gestora de comunicação – relações públicas”, disse.
Juliana é formada em relações públicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela mesma instituição e programa de pós-graduação.
Sobre Nelson Sargento
Nascido em 1924, o sambista Nelson Mattos ficou conhecido como Nelson Sargento devido sua breve passagem pela carreira militar. Ligado à Estação Primeira de Mangueira há mais de 70 anos, atualmente é presidente de honra da escola. É compositor, cantor, artista plástico, escritor e produtor cultural e já atuou como ator, além de ministrar palestras sobre a história do samba. É considerado uma lenda viva e um ícone do samba carioca.
“Sua memória privilegiada lhe permite revelar tesouros do universo do samba, falando com a legitimidade de quem esteve lá. Nelson Sargento é referência, parceiro e fonte de pesquisa para as novas gerações”, esclareceu a pesquisadora e servidora pública.
Fotos: Núcleo de Comunicação