Museu Histórico recebe exposição sobre povos indígenas
O visitante terá a oportunidade de conhecer a trajetória dos diferentes grupos indígenas; será na Sala de Mostra Temporária
Será realizada neste domingo (28), às 9h30, no Museu Histórico de Londrina, a abertura da exposição “Povos Indígenas no Norte do Paraná” que remete à riqueza das culturas Kaingang, Guarani e Xetá. A exposição toma como marco inicial o século XVI, com a chegada dos europeus e o início do contato e das trocas culturais na região, apesar dos indícios arqueológicos da presença de seus ancestrais há milhares de anos.
Na visita à exposição, que ocupa o espaço da Sala de Mostra Temporária do Museu, o visitante terá a oportunidade de pensar a trajetória dos diferentes grupos indígenas, de reconhecer o respeito a diferentes tradições e perceber que a herança cultural indígena é essencial para a diversidade brasileira.
A exposição trará ainda, desenhos infantis expressando uma visão de mundo e consciência de si, que retratam as experiências vivenciadas pelas crianças que iniciam seu processo de inserção na cultura comunitária. Os problemas enfrentados pelos povos indígenas com relação à ocupação territorial também estarão representados através de fotos e documentos não só de estudiosos mas também, pelos próprios registros na luta por direitos de território e defesa da cultura.
Para a abertura da mostra, os convidados contarão com apresentação da Banda dos Músicos de Londrina; da comunidade indígena de São Jerônimo da Serra com dança e música e da comunidade indígena do Apucaraninha com a participação do Grupo de Dança dos Guerreiros. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro. O evento é aberto ao público.