Prefeitura executa obras de revitalização no Córrego do Barreiro
Localizado na zona leste, fundo de vale receberá a instalação de academia ao ar livre, pista de caminhada e ciclovia, entre outras estruturas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), iniciou a revitalização de todo o entorno do fundo de vale do Córrego do Barreiro, localizado no Conjunto Ernani Moura Lima (zona leste). Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), o projeto de intervenção abrange diversas melhorias, incluindo instalação de academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia, colocação de bancos, reconstituição de guarda-corpos e reformas das três passarelas que cruzam o córrego.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar à comunidade do bairro mais um espaço de lazer e convívio. “O fundo de vale do Córrego do Barreiro é uma área que estava sem uso, por não contar com a infraestrutura necessária para a população. Atendendo à demanda da comunidade, estamos executando esse projeto, e Londrina vai poder contar com um novo local para a prática de atividades de esporte e lazer”, disse.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou que a Prefeitura tem realizado intervenções similares em outras regiões da cidade. “Um dos nossos objetivos é urbanizar os fundos de vale de Londrina, pois isso reverte em qualidade de vida para a população. Já revitalizamos a região do bairro Lagoa Dourada, e agora estamos trabalhando em outros locais, incluindo o Córrego do Barreiro e o Vale do Rubi”, afirmou.

As obras compreendem as ruas Marcelo Augusto Pereira Tolentino, Maurílio Mazer, Antônio Gomes Santiago, Gerônimo Máximo e Leontina da Conceição Gaion. Contratada através de licitação, a empresa Otimiza Engenharia e Empreendimentos está a cargo dos trabalhos, e o investimento total da Prefeitura na iniciativa é de R$ 618.700,00.
No momento, as equipes responsáveis já completaram cerca de 60% das calçadas, tendo instalado o piso tátil no local e deixado espaço para a implantação de rampas de acessibilidade. Também foi feito o aterro onde ficará a academia ao ar livre. Outra etapa concluída do contrato é a colocação de um alambrado na parte de baixo e nas laterais da capela mortuária Susumu Kuriyama, localizada na esquina das ruas Gerônimo Máximo e João da Silva Godoy. Neste ponto, caso as condições climáticas sejam favoráveis durante a semana, as equipes executarão a reforma da calçada situada atrás da capela.