Destaques

Prefeitura conclui obra de recape asfáltico nas vilas Áurea e Operária

Ruas na abrangência do Hospital Universitário (HU), região leste, e que necessitavam de revitalização há décadas, foram recuperadas

Compondo mais uma etapa do programa de recuperação da malha viária de Londrina, os serviços de recomposição asfáltica em vias das vilas Áurea e Operária, na região leste, foram finalizados pela Prefeitura. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de recape asfáltico, contemplando oito ruas na abrangência do Hospital Universitário (HU), nas imediações do encontro entre as avenidas Robert Koch e Alziro Zarur. A recuperação do pavimento foi encerrada na última quarta-feira (1), após cerca de duas semanas de atividades.

Com o asfalto renovado, por meio de mão de obra da empresa Axial, agora a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização está finalizando a sinalização viária em algumas das vias. A previsão de término deste serviço complementar é para a semana que vem, conforme as condições climáticas.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Nesse pacote a Prefeitura revitalizou o asfalto das ruas Otávio Sales Almeida Leite, Ricieri Ricardo Ticianelli, Homero Martins Ribas, Clementino Étore Luvisoto, Jorge Silvério de Oliveira, João B. Rubinho, Geraldo Luís da Silva e Arlindo Antônio Vieira.

Estas vias não passavam por uma recuperação de asfalto mais concreta há décadas e agora estão sendo liberadas para a comunidade local, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos motoristas e pedestres.

A antiga camada de pista, altamente deteriorada, foi substituída por uma nova capa asfáltica que irá garantir mais tempo de vida útil ao pavimento. Para promover as intervenções, a Prefeitura investiu R$ 401.458,40 com recursos do próprio caixa.

Maquinários pesados foram operados por equipes da terceirizada, que utilizou mais de 700 toneladas de massa asfáltica (CBUQ) para fazer o recape, totalizando mais de 9.300 m² de área de execução.

Pouco antes do início dos serviços deste contrato voltado às vilas Áurea e Operária, a Prefeitura entregou, no final de janeiro, a obra de recape de outras nove ruas localizadas no Jardim Vitória Régia, localizado logo ao lado. Neste, o investimento também passou de R$ 400 mil, com execução pela mesma empresa. Somados, os dois pacotes de revitalização chegam a 17 vias recuperadas.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, salientou que as áreas trabalhadas careciam de melhorias no asfalto, já que nesses locais não era feito um recape sólido há mais de 20 anos. “O serviço contempla as tantas e tantas reivindicações da população recebidas pelo Município ao longo dos anos, e, além do pavimento, agora as ruas contam com nova sinalização viária. No primeiro mandato da atual gestão, fizemos recape em diversas ruas de bairros da zona leste, incluindo várias ações nas imediações da avenida Robert Koch, e em outras partes dessa região da cidade. Demos prioridade àquelas ruas que estavam em situação mais urgente e agora conseguimos complementar em outros bairros que necessitavam”, destacou.

Foto: Vivian Honorato / PML

Verçosa adiantou que a empresa Axial, que já presta diversos serviços asfálticos para a Prefeitura, agora seguirá para a avenida Duque de Caxias. Em breve, será iniciada na via mais uma etapa de recape que começará a partir da avenida Leste-Oeste, no sentido BR-369. “Alguns trabalhos preparatórios de pista, antecedendo o recape, já foram feitos e a empresa está ajustando o cronograma para poder iniciar mais essa etapa na Duque de Caxias. Nas fases anteriores, foi possível revitalizar a pista da avenida da Leste-Oeste até as proximidades do Centro Cívico”, ressaltou.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a Prefeitura segue avançando em seu programa de recuperação da malha viária, buscando diferentes meios de viabilizar novos contratos de recape. “Esses bairros na região leste integram mais uma etapa deste projeto grandioso que vem permitindo renovar asfalto em várias regiões de Londrina. Já foram centenas de quilômetros recuperados com recape e continuamos fazendo esforços na parte orçamentária, captando recursos federais e também por convênios com o governo estadual para essa finalidade. São ações significativas trazem benefícios e reforçam o compromisso do poder público com os londrinenses. No primeiro semestre de 2023 teremos mais bairros sendo atendidos”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos